A Metro do Porto tem preparado um serviço especial que só deixa de fora a Linha Violeta. Tabuleiro superior da ponte Luís I pode ser fechado temporariamente à circulação, por altura do fogo de artifício.

A Metro do Porto estima que, entre o dia 23 de junho e a madrugada de 24, uma média de 280 mil pessoas utilizem o meio de transporte para se deslocarem na cidade. Os números fazem da noite de São João uma das mais concorridas da operadora que, este ano, volta, por isso, a montar uma operação especial. Integrado no programa MOVE Porto, o plano só deixa de fora a Linha Violeta, que liga o Estádio do Dragão ao Aeroporto.

Ainda em estudo, com as câmaras municipais do Porto e de Gaia, com a Polícia de Segurança Pública e outras entidades, está a possibilidade de encerrar a circulação no tabuleiro superior da ponte D. Luís I na noite do dia 23, por um período específico.

De acordo com informação avançada ao JPN por fonte da empresa, “por razões de segurança, estando envolvido um grande aglomerado de pessoas, pode haver a necessidade de interromper a circulação na ponte”. O tempo de interrupção deve corresponder à altura do fogo de artifício.

Nestas circunstâncias, o metro continuará a funcionar de um lado e do outro do rio, não se realizando contudo o atravessamento da ponte por parte das composições nesse período. Não está, de acordo com a mesma fonte, colocada de parte a hipótese da interrupção da circulação se aplicar também a pessoas, pelas razões de segurança invocadas.

Linhas Azul e Amarela com maiores frequências

A Linha Azul – Estádio do Dragão/Senhor de Matosinhos – vai circular com uma frequência de 10 minutos até às 02h00. Entre as 02h00 e as 06h00, o intervalo sobre para 15 minutos.

Na Linha Vermelha – Estádio do Dragão/Póvoa de Varzim – o metro sai de 20 em 20 minutos até às 03h00 e de 30 em 30 até às 06h00.

A Linha Verde, que se estende entre o Estádio do Dragão e o ISMAI, vai ficar pelo Fórum da Maia até à 01h00, com frequência de 10 em 10 minutos. A partir dessa hora, a última paragem é o ISMAI, com intervalos de 20 minutos.

A Linha Amarela – Hospital de São João/Santo Ovídio – funciona de 6 em 6 minutos até às 02h00, frequência que passa para os 10 minutos das 02h00 às 06h00.

Por último, a Linha Laranja – que liga Fânzeres à senhora da Hora – vai operar com frequências de 10 minutos até às 02h00 e de 30 minutos até às 06h00.

Quanto aos Serviços de Transporte Coletivo do Porto (STCP), a operação de São João ainda não está fechada. Os STCP devem, contudo, ser reforçados na linha do previsto no programa MOVE Porto, isto é, melhorando a oferta da rede madrugada nas áreas não contempladas pela rede de Metro. A rede deve sofrer ainda vários constrangimentos de circulação na baixa da cidade.