Senado da UP aprovou, na quarta-feira, a atribuição do título de Doutor Honoris Causa ao jornalista e historiador Germano Silva. A proposta foi do reitor.

A Universidade do Porto decidiu premiar o percurso individual de Germano Silva como “jornalista e historiador autodidata” atribuindo-lhe o titulo de Doutor Honoris Causa.

O reitor Sebastião Feyo de Azevedo refere, na sua proposta de atribuição do título, que “não haverá, em todo o panorama nacional, alguém que de uma forma tão completa seja identificado com o gosto pela história de uma cidade como Germano Silva o é pela do Porto.”

“Primeiro através do jornalismo e depois através da investigação histórica, empenhou-se em fazer um retrato vivo da memória da cidade, contribuindo decisivamente para a sua preservação”, considera ainda o reitor.

Germano Silva tem 85 anos e uma longa carreira jornalística que começou há 60 anos no jornal de Notícias e se prolongou por 40 anos, até à reforma. Colaborou com outras publicações, como o Expresso e a Visão, mas é no JN que mantém a sua coluna semanal “À descoberta do Porto”, na qual viaja pelo passado da cidade portuense.

Em resumo, “um percurso individual de jornalista e de historiador autodidata, transformado numa notável forma de aproximação dos cidadãos à história da sua cidade, que se deseja enaltecer com a atribuição do título de Doutor Honoris Causa”, escreveu o reitor no despacho que foi aprovado por unanimidade na última quarta-feira, durante a reunião do Senado da UP.

A cerimónia de atribuição do grau ainda não tem data definida.