O governador de Istambul informou, esta quarta-feira, que até ao final da manhã estavam registadas 41 vítimas mortais dos ataques que tiveram lugar na noite passada no Aeroporto Internacional Atatürk, de acordo com informação veiculada pela agência Associated Press.

Entre as vítimas mortais dos ataques estão pelo menos 13 estrangeiros. De acordo com informação a que a BBC e o “Guardian” tiveram acesso, três são sauditas, dois iraquianos, um tunisino, um usebeque, um chinês, um iraniano, um ucraniano e um jordano.

O ataque foi perpetrado por volta das 22h00 locais (20h00 em Lisboa) por três homens que se fariam acompanhar de metralhadoras no terminal internacional de chegadas do aeroporto. Quando confrontados por polícias, os homens fizeram-se explodir, causando, além dos mortos, mais de duas centenas de feridos.

Nenhum grupo reclamou ainda a autoria dos ataques, mas o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, responsabilizou o autoproclamado Estado Islâmico pelo sucedido.

De acordo com informação disponibilizada pelo gabinete do Governo britânico que presta apoio aos viajantes, este é o oitavo ataque em solo turco com vítimas este ano (ver infografia abaixo). Há por isso um aviso de “alta ameaça terrorista” dirigida aos cidadãos britânicos que pensem viajar para a Turquia. A China já lançou aviso semelhante para os seus cidadãos.

Governo português “condena firmemente” o atentado

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, “condena firmemente o ataque terrorista” e deixa condolências às autoridades turcas e familiares das vítimas.

“O Governo Português reitera a sua firme condenação do terrorismo sob todas as suas formas e o seu empenho na prossecução de ações coletivas de prevenção e repressão de atos terroristas atrozes”, afirma num comunicado enviado hoje às redações.