Há estudantes de Medicina, Comunicação e Desporto envolvidos. O Mundial Universitário de Floorball, apresentado esta sexta-feira, quer dar expressão a uma modalidade ainda invisível em Portugal.

“Servir e dinamizar uma nova modalidade ainda sem expressão no país” é o objetivo da parceria entre a Universidade do Porto e a Federação Académica do Porto na organização do sétimo Campeonato Mundial Universitário de Floorball, que chega ao Porto a 19 de julho.

O evento que tem como finalidade lançar um desporto sem cultura em Portugal foi apresentado, esta sexta-feira, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto (UP).

A Universidade do Porto (UP) e a Federação Académica do Porto (FAP) esperam manter o nível de excelência na organização de eventos desportivos, quem em 2015 lhes valeu, em parceria com o Instituto Politécnico do Porto (IPP), a atribuição pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU na sigla inglesa) do prémio “Best WUC 2014”, correspondente ao “Melhor Campeonato do Mundo Universitário de 2014”, no voleibol de praia.

A cidade do Porto recebe o terceiro campeonato mundial universitário, depois da primeira experiência da UP, em 2010, com o Campeonato Mundial Universitário de Rugby Sevens. Daniel Freitas, presidente da FAP, diz que a fasquia está elevada. “Hoje temos de fazer mais e melhor. A UP e a FAP juntaram esforços no sentido de lançar esta modalidade e organizar um campeonato mundial”, disse Daniel Freitas, em declarações ao JPN.

Daniel Monteiro, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), tem a mesma opinião. “Chegar mais além e impulsionar a criação e a prática de uma nova modalidade no nosso país”, são objetivos. O presidente da FADU acredita ainda que “o desporto universitário pode apadrinhar e ser a base da modalidade em Portugal, que tem uma prática intensa no Norte da Europa, para que se possa colocar no quotidiano dos jovens.”

Este ano, a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) acolheu o primeiro Torneio Nacional Universitário (TNU) da modalidade e Daniel Monteiro considera a possibilidade de um Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Floorball, no próximo ano: “Este ano foi a primeira competição oficial no quadro da FADU, foi um evento teste. Não teve um grande número de equipas, o que é normal por ser o primeiro evento e por ser pouco praticado no país”, declarou.

O presidente da FADU disse ao JPN que vê ainda a possibilidade de criar uma cultura forte da modalidade. “Portugal tem um histórico no hóquei em patins. Transportar um pouco do hóquei em patins com o mix do hóquei em campo pode fomentar uma boa prática deste desporto muito interessante”, observa o responsável.

Estudantes de diferentes faculdades envolvidos

Dez países, nove equipas masculinas e sete femininas. Portugal, Espanha, Suécia, Suíça, Finlândia, Eslováquia, Polónia, República Checa, Japão e República da Coreia são as seleções que vão estar presentes nesta competição, que será realizada no Estádio Universitário e na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), entre 19 e 24 de julho próximos.

Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP), vê na organização deste campeonato uma forma de melhorar a adesão dos estudantes ao desporto universitário. “Temos cerca de 2.400 praticantes por ano, na Universidade. Dizemos que a participação é baixa porque somos 32 mil. Este tipo de competições serve para darmos visibilidade aos nossos serviços, para que tenhamos mais estudantes a praticar desporto connosco”, afirmou Bruno Almeida ao JPN.

Além disso, o responsável vê o evento como uma forma de integrar os alunos da UP nas suas áreas de formação. “Temos aqui uma coisa importante que é o envolvimento dos estudantes das várias faculdades. No apoio médico temos os estudantes das duas faculdades de medicina. Na parte da comunicação temos os alunos do curso de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras. Os estudantes da FADEUP ajudam na parte técnica. São várias valências da UP e os estudantes podem fazer voluntariado nas áreas que vão desempenhar no futuro.”

O maior desafio da organização vai ser a adesão do púbico ao campeonato. “O ano académico está a terminar e vai ser um desafio trazer pessoas para ver os jogos. Ao nível internacional, tivemos uma boa promoção, temos muitas equipas a participar, mas ao nível interno vai ser um desafio encher os jogos”, analisa o diretor do CDUP.

A receção às equipas começa no dia 18 de julho e a cerimónia de abertura está agendada para dia 19, pelas 18h00, na Avenida dos Aliados.
Artigo editado por Filipa Silva