Há cinema sobre futebol e um “clássico” para assistir no domingo. Há música para vários gostos e saltos radicais de bicicleta para a água. Há teatro e um mercado de jovens criadores. E há sol, quanto baste, sobretudo este sábado, em que se prevê que a temperatura máxima chegue aos 27 graus.

O JPN deixa-lhe 10 sugestões para sair de casa no Porto e em Gaia este fim de semana.

1º Festival de Cinema e Futebol
Sexta e sábado, 21h00, Entrada gratuita

As Galerias Lumiére acolhem a primeira edição deste evento, organizado por um grupo de jornalistas, apaixonados por futebol e cinema. Numa altura em que o futebol é o “prato principal” da ordem emdiática, fica o convite para assistir a documentários e curtas que observam o fenómeno de um ponto de vista alternativo. As sessões decorrem a partir das 21h00 e a entrada é gratuita.

Sexta-feira, 8 Julho
21h – Abertura
21h30 – Ernesto no País do Futebol (curta-metragem)
21h45 – Debate: Futebol, uma paixão transversal
22h30 – El Otro Fútbol
23h45 – Pelada
Sábado, 9 Julho
21h15 – O Primeiro João (curta-metragem)
21h30 – Debate: O Sonho no Futebol
22h15 – The Other Final
23h45 – Kicken für die Krone – The Mouse That Scored

 

“Estrangeiras”, “Rei Lear” e “Mostra de Jovens Criadores”
Sexta, sábado e domingo, vários horários e preços

Para os apreciadores de teatro, três propostas. “Estrangeiras” estreia no palco do Auditório Isabel Alves Costa, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli, esta sexta. Conta com um texto inédito de José Luís Peixoto, a encenação de João Branco e um elenco de três atrizes cuja interação nos leva a questionar o desconhecimento e o preconceito sobre o outro no espaço da lusofonia. Duas sessões agendadas: sexta e sábado, sempre às 19h00. Os bilhetes custam 5 euros.

No Teatro Nacional de São João prossegue a temporada de “Rei Lear”, de Shakespeare, com encenação de Rogério de Carvalho. Sexta e sábado, a sessão começa às 21h00. Ao domingo, é a partis das 16h00. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 euros e os 16 euros.

E no Teatro do Campo Alegre há para ver, sábado e domingo, várias propostas inovadoras na “Mostra de Jovens Criadores”. Arranca às 21h30 e os bilhetes custam 5 euros.

Noite de Ópera no Douro
Sexta-feira, 21h30, entrada gratuita

No capítulo da música clássica, mais uma proposta das Noites de Ópera no Douro, que vão já na 5ª edição. A sessão desta sexta-feira, “Verdi – Grades Coros de Ópera”, fica a cargo da Orquestra do Norte, sob direção de José Ferreira Lobo. O Coro Sinfónico Inês de Castro, o Coro Liceo de Vilagarcia e o Orfeão de Vila Praia de Âncora. O concerto decorre no Centro Hospitalar Conde de Ferreira.

Feiras Francas
Sábado e domingo, 11h00 às 20h00 – 11h00 às 19h00, entrada gratuita

Em pleno Centro Histórico do Porto, junto ao Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, no Largo de São Domingos, vai ser montada mais uma edição das Feiras Francas da Fundação da Juventude, uma mostra e venda de trabalhos realizados por jovens criadores de várias áreas: design, moda, arte, joalharia, música e gastronomia. Inclui uma programação cultural com a atuação da Escola de Música Jahas Rock School Porto (sábado, 15h00) e da Orquestra Comunitária de Lordelo do Ouro (domingo, 17h30).

Bike Water Jump
Sábado, 15h00, entrada gratuita

Do outro lado do rio, e com o calor a apertar, nada como uns saltos para a água. Os participantes na Bike Water Jump prometem fazeê-lo em grande estilo, na Douro Marina, a partir das 15h00. É o segundo ano consecutivo da prova radical que consiste na realização de saltos acrobáticos para a água em bicicletas BMX e BTT. Estão prometidas manobras de perícia e adrenalina.

Lazy Sessions
Sábado, 15h00, entrada gratuita

Arrancaram no último sábado e vão manter-se pelo Passeio das Virtudes até setembro. As Lazy Sessions entregaram a curadoria de cada sessão a um artista e esta semana as escolhas estão a cargo de Adolfo Luxúria Canibal, que vai assumir os pratos do DJ set. Para os concertos, o líder dos Mão Morta escolheu duas bandas bracarenses: Grandfather’s House e The White Knights. Os concertos acontecem entre as 16h00 e as 18h00. O evento decorre até às 20h00.

24º Curtas de Vila do Conde
Sábado, até 27 de julho, vários horários e preços

Sim, é um desvio, mas não podíamos deixar passar o arranque de um festival único no país que já conta 23 edições. O 24º Curtas Vila do Conde arranca este sábado e prolonga-se até dia 27. Entre os destaques desta edição estão: as competições que voltam a apresentar o melhor do cinema contemporâneo; os filmes-concerto que trazem a Vila do Conde músicos como Tindersticks, Jay-Jay Johanson e The Legendary Tigerman; a retrospetiva dedicada ao cinema independente do coletivo Borderline Films e a carta branca e exposição de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata. A secção competitiva do “Curtinhas”, dedicada aos mais novos, abre às 17h00 de sábado com o novo filme da Pixar “À Procura de Dory”.

B Fachada
Sábado, 21h30, entrada gratuita

Promovido pelo projeto Cultura em Expansão, da Câmara do Porto, o concerto de B Fachada vai ter lugar numa coletividade de Campanhã, muito próxima à estação que adotou o nome da freguesia. A Associação Recreativa Os Malmequeres de Noêda acolhe aquele que será o primeiro de cinco concertos do ciclo “A cada um a sua Música” que quer colocar artistas nacionais em cenários criados por artistas de diversas áreas. Catarina Barros assume a cenografia do concerto de B Fachada. Para ver na noite de sábado.

Porto Sunday Sessions
Domingo, 16h00, entrada gratuita

A maratona de música prossegue no domingo com mais uma atuação no âmbito do Porto Sunday Sessions que arrancou na semana passada. Este domingo, dia 10, Stone Dead da´um concerto ao vivo. Délcio é o homem do DJ set. Este ano, o palco está montado no Parque da Cidade. O evento arranca às 16h00 e prolonga-se até às 20h00.

Portugal-França
Domingo, 20h00, entrada gratuita

Os últimos bilhetes para assistir à final do Euro 2016, entre Portugal e França, vão ser vendidos online esta sexta-feira, mas para o grosso da popuplação a opção é só uma: a televisão. No Porto, há vários locais para assistir ao encontro em estádios improvisados para os que gostam de ver a bola em comunidade. No Porto, há pelo menos três: um em plena Avenida dos Aliados, outro na Praia Internacional, junto ao edifício Transparente em Matosinhos e outro ainda no Polo da Asprela no relvado do Parque da Quinta de Lamas, junto à cantina da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.