Para se abrir à comunidade e promover uma alimentação saudável, o ISPUP promove esta quinta-feira a Festa da Sopa.

Esta quinta-feira, há sopa em quantidade e variedade para celebrar os 10 anos de existência do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP). A partir das 12h30, dez restaurantes da cidade vão estar na Praça Gomes Teixeira, junto ao edifício da Reitoria da UP, para servir diversas versões de sopa.

As possibilidades do menu incluem sopa de espinafres com grão-de-bico, de peixe com algas, de legumes, de cebola, de grelos e nabos, de feijão-verde e hortelã, de feijão-verde, abóbora e grão-de-bico, camponesa, creme de alho francês e até sopas tradicionais do Irão, Polónia e Ucrânia.

Os interessados terão de, em troca, fazer um donativo à escolha para uma Organização Não-Governamental de Moçambique, a Maningue Nice.

Os restaurantes envolvidos na iniciativa são Azeite e Alho, Casa Aleixo, Cufra, Hotel Porto Palácio, Líder, Madureira’s, Taberna Santo António, Via Garrett e Your Palace e os Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP).

As comemoração da atividade deste instituto, que envolve mais de cem investigadores, entre médicos, nutricionistas, boquímicos e estatísticos, não se fica pela Festa da Sopa. A partir das 15h00, no Salão Nobre da Reitora há uma conferência debate sobre “Política e História da Peste no Porto”.

O historiador Joel Cleto e o subdiretor do Jornal de Notícias, David Pontes, e o diretor de serviços do Centro de Português de Fotografia – que vai inaugurar ao final da tarde uma exposição sobre o tema – vão falar a propósito do surto de peste bubónica que se abateu sobre o Porto em 1899 e que está ligada à implementação dos primeiros cuidados de saúde pública introduzidos em Portugal por Ricardo Jorge.