A estudante da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Filipa Martins, alcançou esta madrugada no Brasil a 37ª posição no concurso geral da ginástica artística. Na sua estreia olímpica a atleta de 20 anos ultrapassou assim o 53º posto que Zoi Lima obteve em Londres 2012 e fixou uma nova melhor marca para Portugal na modalidade, ao nível dos Jogos Olímpicos.

O resultado não foi, contudo, suficiente para que a estudante da Universidade do Porto chegasse à concorrida final do “all-around”.

Filipa Silva obteve um total de 54.298 pontos, tendo obtido na trave a sua melhor pontuação (13.833). Seguiram-se as paralelas assimétricas (13.660), o solo (13.433) e o cavalo (13.336).

A atleta do Sport Club do Porto confessou, na sua página de Facebook, ter concretizado “um sonho” na prova que realizou era já madrugada em Portugal. Entre agradecimentos e falta de palavras para descrever o que sentiu, Filipa Martins destacou as adversidades com que se debateu, à conta de uma lesão sofrida no pé.

“A lesão que tive foi má, as condições que tinha para treinar perante a lesão não eram as melhores. Não consegui treinar como queria, porque não sou pessoa de me contentar com pouco ou desistir. Continuei a lutar treino a treino, com calma e sempre focada. Foi um período difícil, pois queria estar no meu melhor. Por isso hoje depois deste dia e desta prova, tenho um orgulho imenso de representar o meu país, de ter conseguido fazer uma prova limpa, sem grandes falhas e sentir a grande emoção de estar outra vez num pavilhão gigante e cheio de gente linda a apoiar”, escreveu.