Em plena época de incêndios, a Quercus e os CTT lançam esta terça-feira a terceira edição da campanha “Uma Árvore pela Floresta” pela qual as duas entidades esperam contribuir para a reflorestação dos bosques mais afetados pelo flagelo. Gerês, Tejo Internacional, Serras de Montemuro, Alvão, Marão, Caramulo ou Estrela estão entre as áreas classificadas do Norte e Centro contempladas.

Para participar na campanha, os interessados devem dirigir-se a um dos 320 postos dos CTT aderentes  para comprar o kit “Uma Árvore pela Floresta” por três euros. A compra pode ser feita até 30 de novembro. A Quercus fica responsável pela plantação da árvore até à Primavera de 2017.

As duas campanhas anteriores resultaram na plantação de 6.144 árvores. O objetivo este ano é chegar às 10 mil. Além de reflorestar, o projeto promete privilegiar espécies autóctones mais resistentes à propagação dos incêndios.

Só no ano passado, a área ardida em Portugal superou os 27 mil hectares de terreno. De acordo com dados da iniciativa, na última década arderam no país, em média, mais de 1.400 quilómetros quadrados de território, todos os anos, o que equivale a três concelhos de dimensão média, como o de Sintra.