As obras de reabilitação do Campo de Ramalde do INATEL vão arrancar esta semana, informou esta terça-feira a Câmara Municipal do Porto. A requalificação tem em vista transformar a infraestrutura num complexo desportivo moderno.

As obras estão orçadas em 700 mil euros e devem prolongar-se por um período de quatro meses, pelo que devem estar finalizadas antes do final do ano.

A requalificação prevê a construção de uma nova pista de atletismo em tartan, com seis corredores e medidas oficiais, o que permitirá à cidade, onde as instalações para a prática do atletismo são praticamente inexistentes, acolher algumas provas oficiais.

Este complexo vai ainda albergar um campo de relva sintética, homologado para a prática do futebol de 11, de sete e de râguebi. “As obras incluem, ainda, quatro novas torres de iluminação, a instalação de um sistema de drenagem das águas de rega e pluviais e a requalificação dos balneários”, informa a autarquia.

As instalações do Campo de Ramalde do INATEL foram cedidas à autarquia do Porto por um período de 20 anos através de um protocolo assinado com o anterior Governo em fevereiro de 2015. As instalações foram cedidas pelo INATEL à CMP mediante uma contrapartida financeira de 31 mil euros por ano, sendo a gestão do espaço assumida pela empresa municipal PortoLazer.

Por altura da apresentação da proposta que conduziria à assinatura do protocolo, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, garantia que estas instalações, depois de reabilitadas, vão ficar “em condições óptimas para a prática de modalidades altamente deficitárias na cidade, como é o caso do atletismo”.