Irina Rodrigues não vai entrar em prova no lançamento do disco por causa de uma lesão grave sofrida durante um treino no ginásio da Aldeia Olímpica, informou já esta quarta-feira o Comité Olímpico de Portugal.

De acordo com a mesma entidade, a atleta de 25 anos fraturou o perónio, quando realizava exercícios de musculação de levantamento de pesos.

A lançadora, natural de Leiria, falha assim aquela que seria a sua segunda participação olímpica depois de ter competido em Londres2012, onde se classificou no 32º lugar.

O COP informa ainda que a atleta será reavaliada para aferir se a atleta terá de ser submetida a uma intervenção cirúrgica e se essa operação será feita no Brasil ou em Portugal.

Irina é a terceira baixa por lesão da delegação portuguesa depois de Yazaldes Nascimento (atletismo) e Gustavo Simões (ginástica), sendo que estes não chegaram a embarcar para o Rio de Janeiro.

José Carvalho e Marcos Freitas em destaque

Marcos Freitas

Marcos Freitas Foto: COP

O melhor resultado do dia desta terça-feira foi de Marcos Freitas, no ténis de mesa. O madeirense, número 11 do mundo, terminou a sua participação nos quartos de final da prova, onde foi eliminado pelo japonês Jun Mizutani, por 4-2 (11-4, 9-11, 11-3, 11-8, 10-12 e 11-2). O quinto lugar do português no concurso individual masculino é o melhor de sempre para o ténis de mesa português, mas deixou Marcos Freitas insatisfeito por considerar que o adversário, quarto cabeça de série do torneio, estava ao seu alcance.

História fez também José Carvalho. O português logrou o apuramento para a final de C1 Slalom e concluiu a sua primeira participação em jogos olímpicos com um 9º lugar, histórico para a canoagem nacional.

Ponto final para o ténis português no Rio. Depois da eliminação de João Sousa em singulares e da dupla Sousa/Elias em pares, foi a vez do número 2 portuguê, Gastão elias, ter sido afastado à segunda ronda. O adversário foi o norte-americano Steve Johnson e o português perdeu pelos parciais de 6-3 e 6-4.

José Carvalho

José Carvalho Foto: COP

Portugal esteve ainda representado na vela, com participações de João Rodrigues (RS:X), Sara Carmo (Laser Radial) e Gustavo Lima (Laser). Os velejadores lusos estão de momento em 15º, 29º e 21º lugares da gerla, respetivamente.

Futebol fecha fase de grupos

Esta quarta-feira, a seleção olímpica de futebol defronta a Argélia (17h00) para fechar as contas do grupo. O apuramento para os quartos de final está garantido, depois de vitórias sobre a Argentina (2-0) e Honduras (2-1). Falta saber se a seleção comandada por Rui Jorge passa na primeira ou segunda posição do grupo. O próximo adversário será um de três: Coreia do Sul, México (campeão em título) ou Alemanha, ainda com possibilidades de apuramento no Grupo C.

Para ver também Nélson Oliveira (14h00) no contra-relógio. O ciclista desistiu sábado na prova de estrada depois de uma queda e tem hoje a sua prova de fogo, naquela que é a sua especialidade – é tricampeão nacional.

João Costa volta a competir no Tiro, desta vez em pistola a 50 metros. No Estádio Aquático, entram na água Alexis Santos e Diogo Carvalho, ambos nos 200 metros estilos. Há eliminatórias (14h14 e 14h24, respetivamente) e meias-finais (já de madrugada) em caso de apuramento.

Gustavo Lima e Sara Carmo voltam às regatas na Marina da Glória, ao passo que Célio Dias entra na tatami para competir na categoria de -90 Kg do judo Eliminatórias a partir das 14h00).