A situação do país em matéria de incêndios foi discutida esta quinta-feira em sede de Conselho de Ministros tendo o Governo decidido criar um Grupo de Trabalho sobre as Florestas.

De acordo com uma nota do Ministério da Administração Interna, o grupo vai contar com elementos das Finanças, Defesa Nacional, Administração Interna, Justiça, Economia, Ambiente, Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

O compromisso é o de preparar medidas com vista a serem discutidas e aprovados num futuro Conselho de Ministros dedicado às florestas, a ter lugar em outubro. Isto é, depois de terminada a fase crítica dos incêndios em Portugal, que se estende até 30 de setembro.

O Governo exemplifica com algumas propostas constantes do seu programa como possíveis medidas a adotar, nomeadamente: “a) acelerar a conclusão do registo cadastral da propriedade rústica; b) reforçar o ordenamento florestal; c) dinamizar as zonas de intervenção florestal (ZIF ́s) e outros modelos de exploração florestal; d) avaliar regimes de intervenção em património rústico privado abandonado ou sem dono; e) rever e aperfeiçoar o modelo de sapadores florestais; f) incentivar o uso de biomassa florestal, em especial, aquela proveniente de resíduos resultantes de limpezas, desbastes e desmatações”.