Portugal vai estar representado pela primeira vez na final do triplo salto feminino numa edição dos Jogos Olímpicos. Mas o feito não fica por aqui: o país vai ter duas atletas entre as 12 melhores, depois de neste sábado Patrícia Mamona e Susana Costa terem garantido a passagem à final.

Tanto Mamona como Costa fizeram distâncias abaixo da marca que valia a qualificação direta (14,30 metros). A atual campeã da Europa da especialidade foi apurada com o 9º melhor resultado da qualificação com 14,18 metros. Susana Costa passou na 11ª posição com 14,12 metros. Para ambas o melhor foi o terceiro e último salto. Caterine Ibarguen, da Colômbia, fez o melhor salto da qualificação (14,52 metros).

Do triplo salto veio mesmo a melhor notícia do dia para a missão portuguesa nos Jogos. No futebol, a seleção treinada por Rui Jorge acabou derrotada por 4-0 pela Alemanha. Sai do torneio nos quartos de final, mas tem garantido o diploma olímpico.

Os alemães marcaram às portas do intervalo por Serge Gnabry. Matthiass Gintter, aos 57, Davie Selke, aos 75, e Max Philipp, aos 87, fizeram o resto. Há cinco anos que Rui Jorge não sofria uma derrota dentro do tempo regulamentar.

Quem também se despediu do Rio foram os mesatenistas portugueses. No último evento do dia com atletas nacionais em prova, João Monteiro, Marcos Freitas e Tiago Apolónia não conseguiram bater a seleção austríaca, ainda na primeira ronda do torneio de equipas.

O jogo foi extremamente disputado e equilibrado. Decidido à melhor de cinco jogos, o primeiro foi para os austríacos. Robert Gardos bateu Tiago Apolónia por 3-2. Depois entrou em prova Marcos Freitas. O quinto classificado na competição individual masculina bateu Syefan Fegerl por 3-2.

O mesmo resultado havia de repetir-se no jogo de pares, mas para favorecer os austríacos em detrimento de João Monteiro e Tiago Apolónia. O encontro fechou depois de mais um jogo discutido taco a taco, em que os austríacos voltaram a festejar no final. Fegerl bateu Monteiro por 3-1. Ponto final na participação do ténis de mesa português.

No golfe, o dia também foi mau para Filipa Lima e Ricardo Melo Gouveia. Com as prestações deste sábado, os atletas cairam para a 20ª e 22ª posições, respetivamente.

Na pista de atletismo, também esteve em ação Cátia Azevedo, que tentava a qualificação para as meias-finais dos 400 metros planos. A atleta não logrou o objetivo tendo terminado na 31ª posição da geral. Foi quarta na sexta série, a segunda mais rápida das oito disputadas.

Na vela, Gustavo Lima e Sara Carmo também se despediram dos jogos. Lima fechou a prova na 22ª posição da geral, Sara Carmo foi 27ª. Em 49er, e depois de uma boa entrada em prova, Jorge Lima e José Costa oscilaram nos resultados alcançados ao longo do dia. Depois das quatro  regatas do dia, os portugueses estão agora no 11º lugar da geral.

Este sábado, foi ainda o dia de estreia de Pedro Martins no badminton. O português esteve perto de bater o canadiano Martin Giuffre, mas acabou derrotado no primeiro jogo da fase de grupos por 2-1 em sets.

Diogo Abreu, como Ana Rente na véspera, também não conseguiu apurar-se para a final do trampolim. O ginasta português entrou muito bem no concurso, mas uma queda na rotina da segunda ronda acabou por comprometer as suas hipóteses de apuramento. Acaba em 16º lugar.

Maratona feminina com três portuguesas

Este domingo, destaque para a maratona feminina na qual vão correr Dulce Félix, Jéssica Augusto e Sara Moreira. Esta última chega ao Rio com o estatuto de campeã europeia, título conquistado em julho, com o tempo de 1:10.19. Jéssica foi terceira com 1:10:55.

Saem para as estradas do Rio pelas 13h30. Correm numa das quatro disciplinas em que Portugal já conquistou o ouro olímpico, em 1988, por Rosa Mota.

O segundo grande destaque vai para a final do triplo salto que em Portugal passa já na madrugada de segunda-feira, a partir das 00h55, com Patrícia Mamona e Susana Costa desejosas de continuarem a quebrar barreiras nesta especialidade.

Agenda para domingo

11h00 – Golfe – Final – Filipe Lima e Ricardo Melo Gouveia
13h30 – Atletismo – Maratona – Final – Dulce Félix, Jéssica Augusto e Sara Moreira
13h40 – Badminton – Fase de Grupos – Pedro Martins
14h00 – Equestre/Salto de Obstáculos – Qualificação – Luciana Diniz
23h55 – Badminton – Fase de Grupos – Telma Santos
0h55 – Atletismo – Triplo Salto – Final – Patrícia Mamona e Susana Costa