João Rodrigues esteve perto de voltar a figurar entre os dez primeiros na vela, ele que participou pela primeira vez nuns Jogos Olímpicos em 1996. Esta sexta-feira despediu-se das Olimpíadas com um 11º lugar na classe RS:X tal como tinha conseguido em Pequim. No “currículo” do velejador português sobressaem os dois sextos lugares que alcançou em Atlanta e Atenas, nessa altura, na classe Mistral.

Na vela, esta sexta-feira fica também marcada pela entrada em prova Jorge Lima e José Costa, em 49er. Os velejadores fizeram dois quartos lugares nas duas regatas disputadas.

Já Gustavo Lima, em Laser, terminou o dia na 18ª posição da geral. Este sábado, têm lugar as duas regatas que sobram para apurar quem passa à “medal race”.

Marta Pen falha meias-finais

Sexta-feira foi o dia da estreia do atletismo nos Jogos Olímpicos. E o dia não podia ter começado de forma mais ambiciosa com a prova dos 10 mil metros femininos a terminar com um recorde do mundo para a etíope Almaz Ayana, que correu a uma média de 02m54 na dupla légua e fixou o novo máximo da disciplina em 29:17.45.

Nesta corrida, esteve a portuguesa Carla Salomé Rocha que terminou na 26ª posição, com 32:06.05.

Mais à tarde, saíram para a estrada os irmãos Vieira para correr os 20 Km marcha. João Vieira cortou a meta na 31ª posição, ao passo que Sérgio completou a distância no 53º lugar.

Marta Pen

Marta Pen Foto: COP

Já de madrugada em Portugal, Marta Pen, que foi 5ª na final dos 1.500 metros nos Campeonatos Europeus, em julho, não logrou apurar-se para as meias-finais, tendo terminado no 12º lugar da sua eliminatória, com 04:18.53, um tempo, ainda assim, bem acima daquele que lhe valeu o 5º lugar em Amesterdão (4:34.41).

Lorene Bazolo foi a última portuguesa do dia em prova e apesar do quarto lugar na sua série, nos 100 metros femininos, a portuguesa não ficou entre os 24 tempos que valeram o apuramento para a fase seguinte. Fica com a 28ª posição.

Na ginástica, Ana Rente também ficou muito perto do apuramento para a final, mas uma primeira série com mais falhas não deram à portuguesa a hipótese de seguir em frente. Termina na 11ª posição, tal como João Rodrigues na vela, a um passo de um lugar que lhe daria acesso à final. Este sábado é a vez de Diogo Abreu entrar em prova nesta disciplina.

Ana Rente

Ana Rente Foto: COP

No badminton, Telma Santos fez o segundo jogo da fase de grupos. A atleta entrou a ganhar o primeiro set à norte-americana Iris Wang, mas acabou por perder como havia acontecido na primeira jornada. Sábado é a vez de Pedro Martins entrar em prova.

A participação portuguesa desta sexta-feira inclui ainda Filipe Lima e Ricardo Melo Gouveia no golfe. O primeiro fechou o segundo dia na 18ª posição. Ricardo Gouveia é 22º.

Este sábado, destaques para o apuramento no triplo salto feminino, com Patrícia Mamona, que chega ao Rio como campeã europeia da disciplina. Há ainda futebol, com Portugal a disputar os quartos de final do torneio diante da Alemanha a partir das 17h00, em Brasília.

Agenda para sábado

11h00 – Golfe – Dia 3 – Filipe Lima e Ricardo Melo Gouveia
13h40 – Atletismo – Triplo Salto – Qualificação – Patrícia Mamona e Susana Costa
15h00 – Atletismo – 400 metros – Eliminatórias – Cátia Azevedo
15h20 – Badminton – Fase de grupos – Pedro Martins
17h00 – Vela – Laser – Dia 5 – Gustavo Lima
17h00 – Vela – 49er – Dia 2 – Jorge Lima e José Costa
17h00 – Vela – Laser Radial – Dia 5 – Sara Carmo
17h00 – Futebol – Quartos de final – Portugal – Alemanha
18h03 – Ginástica – Trampolins – Eliminatórias – Diogo Abreu
19h00 – Ténis de Mesa – Equipas – Oitavos de final – Equipa Nacional
19h42 – Ginástica – Trampolins – Final – Diogo Abreu