Patrícia Mamona esticou e recorde nacional do triplo salto, esta madrugada, no Rio de Janeiro. Ao quinto salto, a campeã europeia saltou 14,65 metros e assegurou o sexto lugar do concurso, naquela que foi a primeira presença portuguesa numa final olímpica.

Susana Costa, que também conquistou um lugar entre as 12 melhores, terminou a sua participação no nono lugar. Caterine Ibarguen venceu a prova com um salto de 15,17 metros.

Esta segunda-feira, entra em prova o campeão olímpico da disciplina em Pequim 2008. Nélson Évora arranca a qualificação pelas 13h30.

Só Dulce Félix terminou a maratona

Logo pela manhã, início da tarde em Portugal, saiu para a estrada a maratona com três atletas portuguesas. Sara Moreira, que chegou à competição com o título de campeã europeia de meia-maratona, ressentiu-se de uma lesão muscular recente e desistiu da prova à passagem dos sete quilómetros.

Dulce Félix

Dulce Félix Foto: COP

O mesmo caminho seguiu Jéssica Augusto, desta feita por volta dos 20 quilómetros. Ana Dulce Félix segurou-se até ao final e cortou a meta na 16ª posição, melhorando assim o registo conseguido me Londes 2012. A prova foi ganha, pela primeira vez, por uma queninana, Jemima Sumgong com o tempo de 02:24.04.

Badminton e golfe despedem-se

No badminton, tanto Pedro Martins como Telma Santos completaram os últimos jogos no Rio de Janeiro. Ambos protagonizaram encontros disputados com os adversários, mas acabariam derrotados pela mesma marca: 2-0 em sets.

No golfe, o último dia terá sido o pior do percurso dos golfistas nacionais. Filipe Lima terminou a sua passagem pelo torneio na 48ª posição. Ricardo Melo Gouveia foi o 59º da geral.

Luciana Diniz iniciou a sua participação em salto de obstáculos, em equestre. A cavaleira portuguesa terminou a primeira ronda com oito pontos de penalização. Ficam a faltar duas rondas.

Da agenda desta segunda-feira, destaque para a entrada em prova de Fernando Pimenta. O canóista, medalha de prata em Londres, arrasnca a qualificação em K1 1000 metros, distância em que se sagrou campeão europeu este ano em Moscovo.

Fora do universo português, nota para o triplo ouro olímpico de Usain Bolt nos 100 metros que se transforma assim no primeiro homem da história a vencer por três edições dos Jogos o hectómetro. O jamaicano terminou em 09.81. Apenas oito centésimos à frente do eterno rival, o norte-americano Justin Gatlin, e de novo com o jovem canadiano André De Grasse a fechar o pódio.

Agenda para 15 de agosto

13h00 – Natação – Águas Abertas – Final  – Vânia Neves
13h30 – Atletismo – Triplo Salto – Qualificação – Nélson Évora
13h35 – Atletismo – 200 metros – Eliminatórias – Lorene Bazolo
13h38 – Canoagem – K1 200 metros – Eliminatórias – Francisca Laia
14h16 – Canoagem – K1 1000 metros – Eliminatórias – Fernando Pimenta
15h00 – Canoagem – K1 200 metros – Meias-finais – Francisca Laia
15h14 – Canoagem – K1 1000 metros – Meias-finais – Fernando Pimenta
17h00 – Vela – 49er – Dia 3 – Jorge Lima e José Costa
01h30 – Atletismo – 400 metros barreiras – Eliminatórias – Vera Barbosa