Nelson Évora e Fernando Pimenta são os homens de quem se fala por estes dias. O campeão olímpico de Pequim 2008 e o vice campeão de Londres (em K2, com Emanuel Silva) são provavelmente as mais fortes esperanças nacionais na obtenção de uma medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Esta terça-feira, é dia de decisões. Para Évora, é certo, será a única chance de festejar no Brasil. Pimenta tem ainda reservadas outra participação, em K4 1000 metros. A final do concurso de Évora arranca esta terça-feira às 13h50 e a de Fernando Pimenta às 14h12.

O saltador português, de regresso depois de uma série de lesões que o atormentaram nos últimos anos, assegurou esta segunda-feira o apuramento direto para a final do triplo salto à terceira tentativa. Nelson foi até aos 16,99 metros, estabeleceu a sua melhor marca do ano, e ganhou assim um lugar entre os 12 finalistas. Três foram mais longe do que o português na qualificação: o atual campeão olímpico Christian Taylor (17,24) dos Estados Unidos, Dong Bin da China (17,10) e Will Claye, também dos Estados Unidos e prata em Londres (17,05).

Em dia de feriado em Portugal, também houve motivo de regozijo ao ver a canoagem. Fernando Pimento, prata nos Jogos de Londres, bronze no campeonato do mundo e ouro no da Europa, já este ano, em Moscovo, entrou nas eliminatórias de K1 1000 metros a ganhar. Nas meias-finais, o canoísta de Ponte de Lima garantiu um lugar nos 1000 metros finais com um segundo lugar em 03:33.140 – a liderança ficou com o australiano Murray Stewart.

Ainda na canoagem, Francisca Laia, a competir pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, venceu a sua eliminatória em K1 200 metros. Já nas meias-finais, a jovem de 22 anos terminou na quinta posição, vendo-se assim relegada para a final B da competição. É a primeira portuguesa a entrar esta terça-feira em ação.

Na segunda-feira, estiveram ainda em prova Vânia Neves que completou 10 quilómetros em águas abertas no tempo de 02:01.39, cortando a meta na 24ª posição. No atletismo, Lorene Bazolo despediu-se depois de falhado o acesso às meias-finais dos 200 metros. A velocista conseguiu, no entanto, melhor do que nso 100 metros, uma vez que bateu o seu recorde pessoal no Rio, fixado agora em 23.01.

Vera Barbosa, a última a entrar em prova nesta segunda-feira, não passou as eliminatórias dos 400 metros barreiras, tendo sido 6ª na sua série. Terminou em 57.28 segundos e ficou com o 32º lugar da geral.

Na vela, e depois de um dia de descanso, Jorge Lima e José Costa fizeram mais três regatas e subiram ao 13º posto da geral. Esta terça-feira completam as três regatas decisivas no apuramento das 10 duplas com lugar na regata das medalhas.

Outros destaques

Esta segunda-feira, a campeã do mundo Anita Wlodarczyk bateu o recorde do mundo no lançamento do martelo, colocando a marca nos 82,29 metros. Surpresa no salto com vara masculino, com o brasileiro Thiago Braz a saltar mais alto que Renaud Lavillenie, campeão olímpico em título e recordista mundial da especialidade, para gáudio da assistência no Estádio Olímpico.

Ainda no atletismo, David Rudisha, do Quénia, renovou o seu título nos 800 metros masculinos (1:42.15), Shaune Miller, das Bahamas, chegou ao ouro nos 400 metros femininos (49.44) e Ruth Jebet, do Bahrein, foi a melhor nos 3 mil metros obstáculos (8:59.75).

Na ginástica, a pequena gigante Simone Biles alcançou a quarta medalha, desta vez de bronze, depois de uma escorregadela na final da trave de equilíbrio. O ouro foi para a holandesa Sanne Wevers da Holanda. Biles volta esta terça-feira para a sua quinta final dos Jogos Olímpicos, no solo.
Agenda para 16 de agosto

13h40 – Canoagem – K1 200 metros – Final B – Francisca Laia
13h45 – Atletismo – Salto com vara – Qualificação – Maria Leonor Tavares e Marta Onofre
13h50 – Atletismo – Triplo Salto – Final  – Nelson Évora
14h00 – Equestre/Salto de obstáculos – 2ª ronda – Luciana Diniz
14h12 Canoagem – K1 1000 metros – Final – Fernando Pimenta
17h00 – Vela/49er – Dia 4 – Jorge Lima e José Costa