A Livraria Lello é uma das 17 novidades nos 131 pavilhões que vão ser montados nos Jardins do Palácio de Cristal para mais uma edição da Feira do Livro do Porto entre os dias 2 e 18 de setembro.

Com esta participação, explica a instituição ao JPN, a instituição quer “aproximar a Livraria do público da Feira e da Cidade”, ao mesmo tempo que apresenta um novo posicionamento: “o de uma Livraria de rua com mais de 100 anos que se assume com uma estratégia livreira forte e com um grande enfoque nos autores portugueses”, descrevem.

A propósito da feira, a Lello avança ainda que vai “criar um espaço de conversas e encontros em torno dos livros” nas suas instalações, na Rua das Carmelitas, aem adiantar para já nomes de convidados, ainda em processo de confirmações.

Novas condições e horários

A Chiado Editora, a Ordem dos Arquitetos, o jornal Público e a espanhola Bubok são, a par da Lello, outras novidades da edição de 2016 da feira. Em número de pavilhões, a feira deste ano vai ter mais um do que no ano passado.

A disposição dos espaços será em tudo semelhante ao ano passado – há 69 editoras, 26 livrarias, 16 alfarrabistas, 12 instituições e oito distribuidoras, segundo a Câmara do Porto que assumiu a organização do evento em 2014 – até 2012 foi organizada pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, em 2013 não se realizou devido a um desentendimento com a autarquia.

A Câmara promete melhorias ao nível das coberturas dos pavilhões, vai estreitar a largura dos balcões para aproximar os visitantes dos vendedores e vai reforçar a iluminação, tanto do interior dos pavilhões como da Avenida das Tílias, onde estão montados os espaços de quem vende.

Nos horários, também há mudanças orientadas por um inquérito feito aos participantes e pela perceção da autarquia na entrada do público. A Feira do Livro vai passar a abrir as portas, todos os dias ap meio-dia e mantém o encerramento às 23h00 à sexta-feira e sábado. De domingo a quinta-feira, o fecho é antecipado em uma hora, para as 21h00.

O escritor portuense Mário Cláudio vai ser o homenageado deste ano, sendo que a programação cultural da feira está marcada para o dia 23 deste mês. “A Ligação” é o tema escolhido para dar o mote ao evento.