Somando custos de alojamento, alimentação e transporte na deslocação casa-trabalho, o custo de vida no Porto para um estagiário corresponde a uma média de 500 euros.

O valor faz da Invicta a mais barata para quem faz um estágio no conjunto de 24 cidades e regiões analisadas pela empresa InsternsGoPro, a pedido da Uniplaces, uma plataforma de alojamento online vocacionada para estudantes universitários, criada em Portugal, em 2012.

Já em Lisboa, o rendimento médio necessário é superior em 150 euros ao do Porto, igualando aquele que é exigido em algumas regiões alemãs – com a diferença de que na Alemanha o ordenado mínimo nacional ultrapassa os 1.400 euros.

Mas as cidades europeias onde a fatura ao fim do mês é mais elevada em matéria de casa, transporte e comida são Paris, Londres e a região da Baviera, que tem Munique como capital. No caso destas, as contas da InternsGoPro apontam para a necessidade de um rendimento médio de 1.050 euros, no caso da capital francesa, de 1.000 libras, no caso de Londres, e de 830 euros, no caso da Bavieira.

Em Madrid, o rendimento médio necessário é de 700 euros.

Para chegar a estes valores, a InternsGoPro, que se propõe encorajar a implementação de melhores padrões de estágios na Europa, baseou-se essencialmente em três fontes: portais universitários, portais comparativos de custos de vida em diferentes cidades e informações governamentais. A empresa indica ainda que questionou estudantes nos diferentes países para verificar os valores.