Emanuel Silva e João Ribeiro ficaram em quarto lugar na final de K2 1000 metros disputada esta quinta-feira no Rio de Janeiro. Os portugueses (03:12.889)  ficaram a escassos décimos de segundo da dupla australiana (03:12.593), que terminou na terceira posição.

A prova foi vencida por Max Rendshmidt e Marcus Gross. A dupla campeã do mundo, da Alemnha, dominou toda a prova e terminou em 03:10.781. A prata foi para a dupla da Sérvia de Zoric e Milenkovic, graças a uma enorme recuperação nos últimos 250 metros. Terminaram em 03:10.969.

Emanuel Silva e João Ribeiro andaram pela segunda posição ao longo de toda a prova, mas ficaram para trás no último quarto da prova. Registam, ainda assim, o segundo melhor resultado da missão Portuguesa no Rio de Janeiro depois do bronze de Telma Monteiro, no judo.

Os dois canoístas não se despedem ainda dos Jogos. Vão juntar-se a Fernando Pimenta e David Fernandes para participarem na prova de K4 1000 metros esta sexta-feira.

Na Lagoa Rodrigo de Freitas também já entrou em prova Hélder Silva, na final B de C1 200 metros. O português foi quinto, fechando a sua participação na 13ª posição.

Com a prestação de Emanuel Silva e João Ribeiro, Portugal conquista o sétimo diploma olímpico, segundo da canoagem, depois de Nélson Oliveira (7º no contra-relógio do ciclismo), Marcos Freitas (5º no ténis de mesa), da seleção de futebol de 11 (quartos de final), de Patrícia Mamona (6ª no triplo salto), Nelson Évora (6º no triplo salto) e Fernando Pimenta (5º em K1 1000 metros).