O triatleta João Pereira terminou esta quinta-feira a final do triatlo na quinta posição, dois segundos atrás do quarto e a escassos nove segundos do lugar que lhe daria uma medalha.

O atleta do Benfica terminou a prova em 01:45.52, menos de um minuto atrás do vencedor, Alistair Brownlee, que renovou no Rio o título olímpico e viu o irmão, Jonathan Brownlee, sair com a prata (tinha sido bronze em Londres).

Quando João Pereira saiu da água estava na 32ª posição, quando pegou na bicicleta estava no 16º lugar. Os 10 quilómetros de corrida foram ainda melhores e o português cortou a meta no 5º lugar.

Mais abaixo ficaram João Silva – que tinha sido 9º em Londres – e Miguel Arraiolos. O primeiro terminou em 35º em 01:51.33 e o segundo foi 44º, com 01:53.35.

O pódio da prova liderada pelos irmãos britânicos foi fechado por Henri Schoeman da África do Sul (01:45.43).

Com este quinto lugar, a missão portuguesa soma mais um diploma olímpico. A contagem vai em oito, dois deles conquistados esta quinta-feira – o primeiro na canoagem onde Emanuel Silva e João Ribeiro fizeram um 4º lugar em K2 1000 metros.

Tsanko Arnaudov falha final

No lançamento do peso, o dia começou com a qualificação e Tsanko Arnaudov, bronze nos europeus de Amesterdão, não conseguiu o apuramento para a final. Em três lançamentos, o atleta recordista nacional fez dois nulos. No único válido, lançou o peso a 18,88 metros. Fecha a sua primeira participação olímpica na 29ª posição.

Em prova estiveram mais dois portugueses esta quinta-feira, ambos em finais B da canoagem. Teresa Portela foi terceira em K1 500 metros (fecha a sua participação no 11º lugar) e Hélder Silva foi 5º (termina na 13ª posição).