Foi há oito anos, no dia 18 do mês 8 que Vanessa Fernandes foi prata em Pequim. Uma data redondinha para recordar num universo anguloso: o da conquista de medalhas pelos atletas portugueses.

Há razões para isso. O país é pequeno, desde logo. A cultura desportiva é mais uma “mono” cultura de futebol. Muitas federações tentam meter pés ao caminho, mas há condições e estratégias que continuam a faltar. Não só ao nível federativo.

Sobram o trabalho, o sacrifício e a ambição. Emanuel Silva assume a militância na tríade – ele, como tantos outros – e esta quinta-feira parte com João Ribeiro na popa para lutar pela reedição da medalha que conquistou com Fernando Pimenta em 2012.

A dupla passou esta quarta-feira aparentemente tranquila pela eliminatória e pela meia-final e chega com o segundo melhor tempo à corrida das medalhas, com 03:18.09.

O alinhamento da final não é, contudo, de desprezar, já que inclui as três duplas medalhadas dos campeonatos do mundo e outras três finalistas. Emanuel Silva e João Ribeiro vão sair da pista 6.

Ainda na canoagem, Hélder Silva (C1 200 metros) e Teresa Portela (K1 500 metros) disputam a final B.

E, voltando a Vanessa Fernandes – que se encontra no Rio como suplente da maratona feminina – , quinta-feira é dia de triatlo olímpico e Portugal vai ter três especialistas em prova.

João Silva (que foi 9º em Londres), João Pereira e Miguel Arraiolos (estes a estrearem-se em Jogos Olímpicos) vão competir para terminar uma prova de 1,5 quilómetros de natação, 40 quilómetros de bicicleta e 10 de corrida no menor tempo possível. Começa às 15h00.

O atletismo português tem também um atleta com possibilidades de alcançar uma final esta quinta-feira. Trata-se de Tsanko Arnaudov, recordista nacional do lançamento do peso (21,06 metros), medalha de bronze nos Europeus de Amesterdão, em julho.

Luciana Diniz alcança final no salto de obstáculos

Ao cabo de três rondas, uma das quais sem qualquer penalização, Luciana Diniz assegurou, esta quarta-feira, um lugar na final do salto de obstáculos, na modalidade Equestre. A final decorre sexta-feira.

Rui Bragança

Rui Bragança Foto: COP

Ainda na quarta-feira, entrou em prova Rui Bragança, no taekwondo. O jovem português venceu o primeiro combate, que lhe deu acesso aos quartos de final, mas ficou nesta fase da competição, eliminado pelo dominicano Pie Luisito, por 3-1. Termina na 9ª posição da geral.

Sobre o futuro, e já depois da eliminação, o lutador vimaranense colocou em causa a sua continuidade na alta roda da modalidade, pelas condições (ou falta delas) e exigência da preepraração olímpica.

Agenda para o dia 18 de agosto:

13h00 – Canoagem – K2 1000 metros – Final – Emanuel Silva e João Ribeiro
13h08 – Canoagem – C1 200 metros – Final B – Hélder Silva
13h55 – Atletismo – Lançamento do Peso – Qualificação – Tsanko Arnaudov
13h56 – Canoagem – K1 500 metros – Final B – Teresa Portela
15h00 – Triatlo – Final – João Pereira, João Silva e Miguel Arraiolos
00h30 – Atletismo – Lançamento do Peso – Final – Tsanko Arnaudov