A canoagem portuguesa volta esta sexta-feira à Lagoa Rodrigo de Freitas à procura da terceira final A. Nas anteriores, Pimenta saiu com o 5º lugar do K1 1000 metros, um lugar abaixo do alcançado por Emanuel Silva e João Ribeiro nos mesmos 1000 metros, mas com dois a bordo do barco.

Os lugares valem diplomas olímpicos, mas os canoístas portugueses não escondem que lhes soube a pouco. Foram ao Brasil com vontade de conquistar medalhas – como a de prata em Londres – e é com esse espírito que voltam a competir esta sexta-feira.

Aos três homens que já pagaiaram nestes jogos em caiaque, junta-se David Fernandes. As eliminatórias do K4 começam às 13h50. Caso passem, a meia-final é disputada ainda hoje. As finais estão na agenda de sábado.

Da lagoa para a estrada, esta sexta-feira o programa olímpico arranca com uma das provas mais duras do calendário. São os 50 quilómetros marcha, uma prova de mais de três horas e meia.

Três portugueses estão na linha de partida: João Vieira (que participou já nos 20 quilómetros marcha, tendo terminado na 31ª posição), Miguel Carvalho e Pedro Isidro (40º em Londres).

Mais tarde, quando forem 14h30 no Rio (mais quatro horas em Portugal), é a vez de um trio feminino entrar nos 20 quilómetros marcha. O calor não vai ajudar.

Ana Cabecinha chega com o desejo de manter os bons resultados obtidos em Pequim e Londres (onde foi 8ª e 9ª, respetivamente). Inês Henriques também aponta ao “top ten” depois do 15º lugar da última olimpíada. Daniela Cardoso é a mais nova da comitiva lusa e cumpre a sua primeira participação olímpica.

O dia é de final também para Luciana Diniz. A cavaleira luso-brasileira procura melhorar o 17º lugar de Londres e já conseguiu, na qualificação, fazer uma ronda perfeita, sem falhas.

Bolt vezes oito

O desafio continua de pé: fazer o tripo triplo. Usain Bolt venceu mais uma medalha de ouro esta madrugada no Estádio Olímpico do Rio de Janeiro, desta vez nos 200 metros, e está a um passo do seu objetivo: tornar-se no primeiro da história a vencer, 100, 200 e 4×100 metros em três edições consecutivas dos Jogos.

O jamaicano só não conseguiu bater o recorde do mundo na distância (19.19), que lhe pertence desde Berlim 2009. Ficou, aliás, bem acima com 19.78, mas venceu. Atrás de si, ficou André De Grasse, o jovem canadiano, bronze nos 100 metros (Justin Gatlin falhou o apuramento para a final). O pódio é fechado por Christophe Lemaitre, da França.

De resto, a noite foi de ouro para os norte-americanos. Ashton Eaton renovou o título olímpico no decatlo estabelecendo um novo recorde olímpico com 8893 pontos.

No lançamento do peso, foi Ryan Crouser o vencedor, também com recorde olímpico (22,52 metros). Dobradinha ainda para os Estados Unidos nas barreiras, com Kerron Clement (47.73) a vencer no masculino e Dalilah Muhammad (53.13) no feminino.

Só na final do lançamento do dardo, a vitória foi para outro país: Sara Kolak, da Croácia, projetou o dardo a 66,18 metros e saiu com o ouro do Rio de Janeiro.

Nota ainda para a corrida a solo da estafeta feminina de 4×100 metros dos Estados Unidos. As campeãs olímpicas em título ficaram afastadas da final devido à queda do testemunho numa das transmissões, mas a federação americana apresentou um protesto – Alyson Felix foi tocada por uma adversária do Brasil, toque que levou ao seu desequilíbrio – e as quatro acabaram a correr uma eliminatória sozinhas contra o relógio. Fizeram o melhor tempo do conjunto das séries e estão na final para defender o título.

Agenda para o dia 19:

12h00 – Atletismo – 50 Km marcha – Final – João Vieira, Miguel Carvalho e Pedro Isidro
13h51 – Canoagem – K4 1000 metros – Eliminatórias – David Fernandes, Emanuel Silva, Fernando Pimenta e João Ribeiro
14h00 – Equestre/Salto se Obstáculos – Final Round A – Luciana Diniz
14h36 – Canoagem – K4 1000 metros – Meias-finais- David Fernandes, Emanuel Silva, Fernando Pimenta e João Ribeiro
17h30 – Equestre/Salto se Obstáculos – Final Round B – Luciana Diniz
18h30 – Atletismo – 20 Km marcha – Final – Ana Cabecinha, Inês Henriques e Daniela Cardoso