De 30 de setembro a 9 de outubro, o Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia regressa para completar a 21ª edição. A programação deste ano, divulgada pela organização esta terça-feira, inclui 34 espetáculos a cargo de 21 companhias. A maioria são estrangeiras (13) e vêm sobretudo de Espanha, mas também participam grupos do Brasil, Cabo Verde, França, Itália, Inglaterra, Alemanha ou Nova Zelândia.

Boca de Cão, Teatro Art´Imagem, Resto de Nada, Teatro Carnide, Dogma/12, Cão à Chuva/Rui Paixão, Maria Simões e Peripécia Teatro são as companhias nacionais envolvidas. Les Bleus du Travail, Matrioshka, Il Maquinario Teatro, Cia Barré, Tygve Wakenshaw, Panadaria, Cia Omphaloz, Yllana, Núcleo NaCompanhiaDosAnjos, Tresperté Circo, Cia Ortiga, Teatro Cart e Mantega A. Brothers são os que chegam de fora.

Os espetáculos vão decorrer no interior e exterior do Fórum da Maia, havendo também lugar a um pré-festival. Entre 27 e 30 de setembro, “Agostinho e Felicidade” (Boca de Cão/Portugal) vão andar pelas estações do Metro, no Porto e na Maia.

A primeira peça a ocupar o palco do Grande Auditório do Fórum da Maia é uma estreia em Portugal: “C’est La Vie” da Matrioshka Teatro (Galiza/Espanha). No total, há 14 estreias na programação.

À semelhança dos anos anteriores, são exploradas diversas linguagens teatrais, do teatro de texto ao visual e físico, passando pelo de rua e pelo novo circo.

Organizado pela Câmara Municipal da Maia, com produção e direção artística do Teatro Art’Imagem, o evento tem sido acompanhado por mais de 10 mil pessoas ao longo dos 10 dias de programação em cada edição.

O preço dos bilhetes varia entre os 5 euros e os 50 euros, este último para dar acesso a todos os espetáculos da programação.