A Câmara Municipal de Matosinhos e a Matoccoper vão apresentar esta quinta-feira um novo sistema digital de encaminhamento e gestão de táxis.

O sistema já está em funcionamento, de acordo com a autarquia, e procura assegurar aos passageiros “mais rapidez, eficiência e transparência no serviço de transporte”.

Para o efeito, foi desenvolvida uma central digital que garante um acesso permanente à localização da frota, encaminhando para o local da chamada o táxi que se encontre mais próximo. Aos clientes, assegura-se menos tempo de espera e a possibilidade de acompanhar o percurso através de um terminal eletrónico no interior da viatura, para evitar suspeitas e aumentar a transparência do serviço.

Esta ação visa a modernização dos táxis de Matosinhos, adequando-os “à forte concorrência de aplicações informáticas como a Uber”, lê-se numa nota enviada pela autarquia às redações.

O sistema envolveu um investimento de 38.450 euros à autarquia e enquadra-se numa “resposta mais eficaz ao crescente afluxo de turistas à cidade e à chegada de cada vez mais navios de cruzeiro ao Porto de Leixões”.