As três linhas de Carro Elétrico da STCP transportaram, entre janeiro e junho deste ano, mais de 250 mil passageiros, revelou esta quarta-feira a STCP. O número de clientes neste transporte, usado essencialmente por turistas, representa um aumento de 22% face ao mesmo período do ano anterior.

Este é o resultado mais animador das contas que a empresa apresentou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários também na quarta-feira. O mais negativo são os resultados financeiros do semestre, negativos em 15 milhões de euros, pressionados, de acordo com a empresa, em 11,9 milhões decorrentes “em grande medida do ajustamento negativo nos instrumentos financeiros (SWAP)”.

Há a destacar ainda uma melhoria no desempenho operacional corrente da empresa: também aqui há prejuízos a registar, na ordem dos 3,4 milhões, um resultado que representa ainda assim uma variação positiva de 1,5 milhões face a igual período em 2015.

A transportadora rodoviária apresentou ainda uma recuperação na oferta, com mais 2,3% de quilómetros percorridos, o que resulta, segundo a empresa, da admissão de 139 motoristas para o serviço regular, processo iniciado no final de 2015. “As taxas de cumprimento do serviço voltaram a atingir valores na ordem dos 90%, o que já não sucedia há alguns anos”, refere o comunicado enviado às redações.

Entra ainda no capítulo das notícias positivas o abrandamento da perda de passageiros que rondava os 7% no final de 2015. Os Serviços de Transportes Coletivos do Porto transportaram 34,4 milhões de passageiros no primeiro semestre do ano, menos 2,7% do que no período homólogo.

Por último, os gastos operacionais também melhoraram, em resultado “sobretudo da redução dos gastos com materiais e serviços e da despesa relativa a combustíveis”. Uma poupança de 460 mil euros que fez esta rúbrica recuar para os 26,9 milhões de euros.

A STCP vai passar a ser gerida pelos municípios de Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Valongo e Vila Nova de Gaia a partir de janeiro de 2017 em resultado de um memorando de entendimento assinado em junho.