À sexta edição, a D’Bandada vai ter cinema e novos espaços. Este ano, não há concerto no elétrico, mas há música africana no Coliseu e DJ Kitten no Silo Auto.

O programador do NOS em D’Bandada chama-lhe “um dos últimos segredos portugueses” no capítulo dos eventos. Rita Torres Baptista da NOS atribui os créditos aos portuenses: “Não aderiram só a esta ideia da marca, na verdade construíram-na com a marca e com o Porto”. Rui Moreira assente: “É com coisas como a D’Bandada que a cidade se transcende”.

A 17 de setembro chega ao Porto a sexta edição do evento, que é único na cidade, este ano, com menos bandas e menos espaços, mas como sempre com novidades.

Henrique Amaro, Rita Torres Baptista e Rui Moreira na apresentação desta manhã.

Henrique Amaro, Rita Torres Baptista e Rui Moreira na apresentação desta manhã.

A primeira tem lugar em vésperas da D’Bandada. A organização desafiou Dario Oliveira, do Porto/Post/Doc, a programar um curto ciclo de cinema documental dedicado à música. “JANIS: Little Girl Blue” (terça, 13), “Punk Is Not Daddy” (quarta, 14), “Phil Mendrix” (quinta, 15) e “We’re Still Here: Johnny Cash’s Bitter Tears Revisited” (sexta, 16) foram as escolhas. As sessões vão passar no Passos Manuel.

O Coliseu do Porto, que entrou no circuito da D’Bandada no ano passado, volta a acolher parte da programação do evento. Depois de uma grande noite do fado, este ano está preparada uma grande festa africana. Os convidados são Selma Uamusse, Kimi Djabaté e Bonga.

Rui Moreira gostou da ideia e prometeu passar por lá. Possivelmente vindo ou a caminho do palco que apontou como o seu favorito. “Prometo ir aos Poveiros, ao hip hop, que é normalmente a parte que gosto mais na noite”, declarou aos presentes. “Eu gosto do hip hop”, reforçou mais tarde aos jornalistas.

“Em equipa que ganha não se mexe. A praça dos Poveiros foi conquistada desde o início como palco do hip hop”, explicou Henrique Amaro, responsável pela programação, pelo que é por lá que ele vai continuar. Orelha Negra, Landim, Pro’Seeds, Bispo e Kezo vão fazer as honras.

Para as Virtudes – “daqueles sítios como um homem ou uma mulher a quem qualquer roupa fica bem” – está preparada o que o programador definiu como uma “salada pop”, entre as 17h00 e a meia-noite. O encerramento é da responsabilidade dos Salto, que assim voltam ao local que lhes deu nome ao novo álbum, “Passeio das Virtudes”.

nos_debandada_2

O Silo Auto é um dos espaços do NOS em D’Bandada

Na Praça dos Leões haverá lugar para uma experiência que os organizadores classificam de única na cidade e, possivelmente, no país. Frente a frente vão ser colocados dois “soundsystems” artesanais. Simply Rockers e Roots Dimension vão ser os responsáveis por transformar o espaço numa “grande pista de dança”.

Para viajar no tempo, às noites do Triplex ou do Sá da Bandeira, a D’Bandada convidou João Vieira, mais conhecido como DJ Kitten, para reeditar o mítico Club Kitten no Silo Auto, espaço escolhido para acolher a apresentação do evento e que se apresenta também ele como uma das novidades deste ano.

Por lá vai passar também Miguel Araújo que depois de ter concentrado milhares de pessoas nos Aliados em 2015, apresenta nesta edição um concerto acústico com músicas que escreveu para outros intérpretes. Vai levar dois convidados: Tatanka e Edu Mundo.

Em matéria de curadorias, a Lovers & Lollypops volta a programar o Plano B, o blogue Bodyspace fará o mesmo no Café au Lait, a Príncipe Discos assume o Passos Manuel e o Maus Hábitos assina a programação do seu espaço.

Concerto a bordo do elétrico? Só para o ano

Um dos espaços emblemáticos que não constam da programação deste ano é o elétrico. Nas duas últimas edições, Miguel Araújo primeiro e Jorge Palma depois cantaram para os passageiros a bordo. “Não o mantivemos por indisponibilidade dos artistas que nós achamos que eram ideais para estar ali”, justificou Henrique Amaro. “Para o ano, seguramente, serão esses. Vamos contratá-los já” para evitar recusas, brincou o programador.

O NOS em D'Bandada decorre a 17 de setembro.

O NOS em D’Bandada decorre a 17 de setembro.

800 Gondomar, Cachupa Psicadélica, Cave Story, Chibazqui, Corona, Correia, DJ Rocky Marsiano, Filho da Mãe, First Breath After Coma, Fugly, Galgo, Ghost Hunt, Gin Party Soundsystem, Golden Slumbers, Grutera, Lemon Lovers, Lourenço Crespo, Marvel Lima, Nuno Lopes, Old Yellow Jack, Plus Ultra, Príncipe Showcase, Quelle Dead Gazelle, S. Pedro, Sallim, Surma, The Dirty Coal Train, The Miami Flu, The Poppers, The Sunflowers, Toulouse e You Can’t Win, Charlie Brown são os restantes nomes com presença assegurada no evento.

CP volta a reforçar comboios

De acordo com a organização, cerca de 10 mil pessoas chegaram ao NOS em D’Bandada de 2015 de comboio. Por isso, vai voltar a ser reforçada a oferta do serviço nas linhas de Braga, Guimarães, Marco de Canaveses e Aveiro. A viagem, de ida e volta, terá um custo de 2 euros.

Horários dos concertos

Café Au Lait
16h00 Lourenço Crespo
17h30 Sallim
19h00 The Miami Flu
21h30 Galgo
23h00 Marvel Lima
00h00 DJs Bodyspace

Cave 45
00h00 Fugly
01h00 The Lemon Lovers
02h00 The Dirty Coal Train

Coliseu do Porto
18h00 Dj Rocky Marsiano
18h45 Selma Uamusse
20h00 Kimi Djabaté
21h30 Bonga

Era uma vez em Paris
21h30 S. Pedro
22h30 Golden Slumbers
23h30 Chibazqui

Cordoaria
15h00 Programação Infantil

Maus Hábitos
16h00 Cachupa Psicadélica
17h00 Quelle Dead Gazelle
18h00 Surma
19h00 First Breath After Coma
23h00 Plus Ultra
00h00 Gin Party Soundystem

Passos Manuel
22h00 Grutera
23h00 Filho da Mãe
01h00 Príncipe Showcase

Plano B
21h00 800 Gondomar
22h00 Toulouse
23h00 Cave Story

Passeio das Virtudes
17h00 Corona
18h00 Old Yellow Jack
19h15 Ghost Hunt
21h30 You Can’t Win, Charlie Brown
23h00 Salto

Praça dos Poveiros
20h00 Landim
21h00 Kezo
22h00 Bispo
23h00 Pro’Seeds
00h30 Orelha Negra

Praça dos Leões
19h00 Simply Rockers Soundsystem
19h00 Roots Dimension Soundsystem

Ateneu
18h00 Marvel Lima
19h00 The Sunflowers
21h30 Correia
22h30 The Poppers

Rua Cândido dos Reis
00h30 Nuno Lopes

Silo-Auto
14h30 Edu Mundo
15h45 Tatanka
16h30 Miguel Araújo

Artigo atualizado às 12h25 de 13 de setembro de 2016.