“Esta segunda e justa homenagem só poderia decorrer na cidade Invicta.” O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a seleção das quinas, esta quarta-feira, com a insígnia da Ordem de Mérito. Os atributos de “invencível e vitoriosa” justificam a escolha do Porto para a cerimónia que contou com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, e do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

O autarca abriu a sessão com um agradecimento à Presidência da República “por se ter lembrado do Porto” para a entrega oficial das medalhas à equipa portuguesa. Rui Moreira atribuiu ainda aos jogadores o mérito da conquista da “taça a que chamamos ‘nossa’” e não escondeu a satisfação pelo feito: “vencer tem um travo diferente principalmente quando nos emociona.”

Por sua vez, o chefe de Estado sublinhou que o reencontro nos históricos Paços do Concelho do Porto “é mais uma oportunidade para dizer que acreditamos em Portugal”, uma nação que “é de todos” e um país que “é no futebol o melhor da Europa”.

A condecoração prosseguiu com a entrega das insígnias à equipa técnica e aos atletas. Já com a medalha ao peito, o selecionador nacional Fernando Santos acabou por não conter a emoção.

Cristiano Ronaldo, Renato Sanches, Vieirinha e Anthony Lopes foram as ausências entre os campeões. À comitiva juntaram-se André Silva, Marafona, João Cancelo, Luís Neto e Bernardo Silva, convocados para o duplo compromisso frente às seleções de Gibraltar e Suíça. Na cerimónia marcaram presença diversas figuras do mundo do futebol e da cidade do Porto como Pedro Proença, presidente da Liga de Clubes e Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da Universidade do Porto.

Em declarações à comunicação social, Fernando Santos mostrou-se “agradecido e satisfeito pela multidão.” Erguer a taça no Norte “é fechar um ciclo” daquela que “foi uma vitória de Portugal.” Com o Campeonato do Mundo de 2018 em vista, Rui Moreira espera “que possa haver jogos oficiais no Porto.”

Multidão em festa nortenha

Uma hora antes do início da cerimónia, já milhares de pessoas esperavam os heróis nacionais junto ao edifício da autarquia. De miúdos a graúdos, ninguém quis perder a oportunidade de ver a taça dos campeões da Europa de perto e de saudar a comitiva portuguesa.

Cerca de dois meses depois da vitória lusa em França, o ambiente de festa não deixou a memória de uma nação, que, com orgulho, levantava os cachecóis e as bandeiras na hora de cantar “A Portuguesa”. Durante a tarde, as músicas de Pedro Abrunhosa e Xutos e Pontapés animaram o público. Algumas pessoas esperavam desde as 13h00 frente à Câmara do Porto.

Entre aplausos e cânticos, a seleção portuguesa foi recebida em euforia nos Paços do Concelho. Com funções de capitão, dada a ausência de Cristiano Ronaldo, Nani carregou o troféu e foi o primeiro a mostrá-lo à multidão, à entrada da Câmara. Pouco tempo depois, Marcelo Rebelo de Sousa chegou ao local da cerimónia e foi igualmente saudado pela população.

Ricardo Quaresma e João Moutinho foram os mais aplaudidos na hora de receber a insígnia da Ordem de Mérito da República Portuguesa. Alguns adeptos não dispensaram os cartazes de apoio, especialmente ao atual jogador do Besiktas, muito querido pelos portuenses.

José Pereira, de 73 anos, vestiu-se a rigor com as cores da bandeira e mostrou-se emocionado por finalmente lhe ter sido dada a oportunidade de ver o troféu. Já Bernardo, um dos milhares de jovens com a camisola da seleção portuguesa, não teve de esperar tanto tempo para ver aquilo que considera ser “um sonho realizado”.

A festa no Norte do país prossegue com o encontro marcado para as 19h45 desta quinta-feira, no Estádio do Bessa, onde a Seleção defronta Gibraltar, num jogo particular, que antecede o arranque da fase de qualificação para o Mundial da Rússia.