É já no próximo dia 8 de setembro que a Invicta vê inaugurada a nova fachada do Teatro Carlos Alberto (TeCA). A intervenção no edifício resulta de um desafio lançado a 27 de março, Dia Mundial do Teatro, pelo Teatro Nacional São João (TNSJ), com o apoio da PortoLazer.

Martinha Maia foi a vencedora do projeto que visa a valorização do estilo arquitetónico do TeCA e da cultura teatral. A artista tem 40 anos, é licenciada em Artes Plásticas, vive e trabalha no Porto.

Foi por mero acaso que descobriu esta iniciativa à qual se candidatou, junto de mais 36 artistas. “Achei que seria uma oportunidade excelente para aproveitar o meu trabalho. Na rua, mais pessoas teriam acesso a ele, do que se tivesse numa galeria”, conta ao JPN.

Assim nasceu a “nuvem de energia” que plasmou na fachada do TeCA. Foi em preto sobre branco – porque assim se caracteriza o trabalho da artista – que Martinha marcou a inquietude inerente à arte de fazer teatro e a quem dele faz parte. Uma homenagem aos artistas, ao edifício e à cidade.

 “Toda a gente que eu conheço que não é de cá, chega e percebe que o Porto tem uma energia diferente de todas as outras cidades. É uma coisa muito portuense, afirma Martinha Maia.

Arte urbana no Porto

Martinha reconhece a necessidade de intervenções como esta em mais pontos da Invicta. A artista considera que este género de iniciativas tem transformado não só a cidade, mas também a forma como se perspetiva esta arte. “Há uns anos, a arte urbana era algo muito mais marginal. Hoje as pessoas começam a olhar para a arte urbana de uma outra forma, com outros olhos. Hoje as pessoas apreciam, observa.

O projeto desenvolvido sob a égide do TNSJ está inserido no Programa de Arte Urbana da PortoLazer, lançado em 2014, pela Câmara Municipal do Porto. O programa foi criado com o intuito de divulgar esta expressão artística através da reabilitação de espaços na cidade.

Martinha Maia espera que a sua obra traga maior atenção ao TeCA e ao teatro nacional. “Está feito. Já não é meu. É da cidade. É vosso, concluiu.

A programação dos espaços geridos pelo TNSJ – São João, Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória – é, pela primeira vez, apresentada no Teatro Carlos Alberto, no mesmo dia em que será oficialmente inaugurada a nova fachada. A sessão tem lugar a 8 de setembro, às 18h00, e conta com a presença do secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado e termina com uma festa com o DJ Vicente, em parceria com o bar Aduela, na Rua das Oliveiras, em frente ao TeCA.