De janeiro a agosto deste ano, o metro do Porto transportou 1 milhão e 136 mil passageiros na Linha Violeta, que liga o Estádio do Dragão ao Aeroporto. O número corresponde a um crescimento de 150 mil passageiros face ao período homólogo e faz desta linha aquela que registou maior crescimento na rede, de acordo com dados divulgados esta quarta-feira pela empresa.

Os meses de agosto (157 mil passageiros), julho (155 mil) e junho (154 mil), correspondentes ao período de verão, foram os melhores, mas mesmo janeiro, com 90 mil passageiros, registou um grande crescimento face ao ano anterior: 20%.

A Metro do Porto indica que este é o melhor ano de sempre da Linha Violeta, desde que começou a funcionar, em maio de 2006, com uma média de 5 a 6 mil passageiros transportados diariamente.

A empresa salienta ainda que este crescimento, alimentado pela forte procura turística da região, particularmente da cidade do Porto, faz com que o metro detenha uma quota de mercado de 19% entre os utilizadores da infraestrutura. Dito de outro modo: um em cada cinco passageiros que chegam ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, fazem-no de metro.

Globalmente, o número de passageiros transportados este ano pelo metro também cresceu, mas a um ritmo bastante mais modesto. Nos primeiros oito meses do ano, 37,6 milhões de passageiros optaram pelo metro, uma variação de 0,7% em relação ao período homólogo do ano passado.