A encenação, inédita em Portugal, de “Os Últimos Dias da Humanidade”, de Karl Kraus é o grande destaque da programação do Teatro Nacional São João (TNSJ) para os meses de setembro a dezembro deste ano. Nuno Carinhas e Nuno M Cardoso dirigem o espetáculo que leva três anos de maturação. Não é para menos, já que pela sua dimensão já foi classificado como “impossível de pôr em cena”. Junta duas dezenas de atores no elenco.

A peça, dividida em três partes, “autónomas mas interdependentes”, como explica o TNSJ, vai poder ser vista em sessões alternadas ou de uma só penada numa sessão especial marcada para 19 de novembro – uma maratona entre as 15h00 e as 23h00 com dois intervalos pelo meio.

A Primeira Guerra Mundial é o palco desta obra, sendo que o TNSJ promete seguir a ordem cronológica do drama de Karl Kraus, do assassínio do arquiduque Franz Ferdinand, em junho de 1914, ao colapso das Potências Centrais (Alemanha e Áustria-Hungria), em outubro de 1918.

O bilhete para assistir às três sessões em separado ou na sessão especial de dia 19 tem o custo de 20 euros.

Sete estreias no programa

A programação do último quadrimestre, apresentada esta quinta-feira, vai abrir no dia 15 com a estreia de “Cordel”, no TNSJ. A encenação é de José Carretas numa coprodução da Panmixia e do TNSJ.

Segue-se “Bácoro”, a nova produção dos Palmilha Dentada, que se mostra ao público a 29 de setembro, no Teatro Carlos Alberto (TeCA), com a encenação a cargo de Ricardo Alves.

Para assinalar o Dia Mundial da Música, a 1 de outubro, o TNSJ programou a estreia de “Cinco Formas de Morrer”, da autoria da soprano Catarina Molder e cuja direção cénica fica a cargo de Lígia Roque.

Para outubro, mais concretamente para o dia 21, fica guardado “O Bem, o Mal e o Assim-Assim” de Gonçalo M. Tavares que vai estrear no TeCA, com encenação de João Luiz.

Jacinto Lucas Pires e o seu “Henrique IV, Parte 3”, vão estar também no TeCA de 9 a 13.

Destaque ainda para a estreia de “Climas”, da companhia Circolando, um espetáculo de dança que estreia no TNSJ a 8 de dezembro.

Objetivo: Melhorar a acessibilidade

 

O TNSJ aproveitou a apresentação da nova temporada para apresentar novidades ao nível da acessibilidade dos seus espetáculos. “Estão contemplados lugares para cidadãos com mobilidade reduzida, com necessidade de utilização de cadeiras de rodas, bem como casas de banho adaptadas”, refere a instituição.

Por outro lado, as visitas guiadas que decorrem quer no TNSJ quer no Mosteiro São Bento da Vitória, à hora de almoço, passam a ter um videoguia em Língua Gestual Portuguesa. Alguns espetáculos da programação vão também passar a integrar récitas com LGP, a começar no espetáculo dos palmilha Dentada, “Bácoro”, a 9 de oubro, pelas 16h00, e áudiodescrição, neste caso em “Os Últimos Dias da Humanidade”.

A apresentação da nova temporada do TNSJ serviu ainda para inaugurar a nova “cara” do TeCA, agora revestida pelo projeto “Landscape” de Martinha Maia.