A autarquia prevê um investimento a rondar os quatro milhões de euros. Vão ser abrangidos “todos os 36 empreendimentos sociais” de Vila Nova de Gaia.

A Câmara Municipal de Gaia anunciou, esta terça-feira, que vai avançar com obras de reabilitaçãodos seus empreendimentos sociais no próximo mês de outubro, num investimento estimado em quatro milhões de euros.

“Estão agora reunidas as condições para avançar com as obras de benfeitoria que todos os moradores merecem”, declarou o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, citado numa nota de imprensa da Câmara.

As obras vão abranger “todos os 36 empreendimentos sociais de Vila Nova de Gaia” e vão estender-se por um “prazo máximo de dois anos”, de acordo com um esclarecimento da autarquia ao JPN.

A Câmara não revela por onde vão começar as intervenções. Acrescenta, contudo, que estas serão priorizadas “consoante as idades, o tipo de construção, os níveis de conservação” destes empreendimentos e os problemas ou reclamações de que tenham sido alvo.

As operações vão ocorrer em quatro eixos: ao nível da eficiência energética (com intervenções nas coberturas e fachadas dos edifícios); na mobilidade e acessibilidade (através da colocação de elevadores nos edifícios que o permitirem, rampas, etc); no espaço público (reabilitação e criação de jardins, hortas comunitárias, etc) e nas habitações devolutas (com recuperação e entrega a munícipes).

A autarquia não tem definido o número exato de habitações devolutas a reabilitar fazendo depender esse valor dos fundos europeus que venha a receber através do Quadro Comunitário de Apoio.

“Depois de requalificadas serão atribuídas a munícipes que tenham feito o seu pedido e se enquadrem nos critérios definidos pela Gaiurb”, explica a CMG.

Desde 2014, ainda de acordo com a Câmara, terão sido já entregues cem habitações sociais em Gaia, estando a Gaiurb – a empresa municipal responsável pelo setor – em condições de entregar nesta altura mais 25.

“Temos resolvido os problemas infraestruturais e objetivos do concelho, apesar de só agora a situação financeira da Câmara o permitir”, sublinhou Eduardo Vítor Rodrigues.

A Gaiurb tem atualmente, sob a sua gestão, 3.380 habitações (incluindo 99 dispersas pelo concelho) de 36 empreendimentos sociais, num total de 3.225 agregados familiares que correspondem a cerca de 8.371 pessoas.