A segunda fase do Concurso Nacional de Acesso abriu as portas do Ensino Superior a mais 7.708 estudantes. A estes, juntam-se 1.869 colocados em vagas libertadas por alunos matriculados na primeira fase. No total, foram colocados 9.577 estudantes na segunda fase do concurso, fazendo subir para 45.830 o número de novos alunos colocados este ano.

O valor conjunto das duas fases representa um aumento de 1,9% em relação ao ano passado. Olhando só à segunda fase, o aumento foi de 1,8%.

Por preencher, ficaram mais de 5 mil vagas (ainda assim, menos 670 que no ano passado). Destas, 25% são da área de Engenharia e Técnicas Afins (1.317). Dos 54 cursos que ficaram sem qualquer candidato colocado nesta fase, 30 são de Engenharia.

A média mais elevada de entrada registou-se no curso de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, onde o único colocado na única vaga disponível precisou de uma média de 19,4 valores. Realidade em tudo semelhante verificou-se nos cursos de Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde a última vaga disponível precisou de uma média de 19,3 nos dois casos.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) reitera a mensagem que já havia deixado no final da primeira fase: “Da existência de um número significativo de vagas por preencher nalgumas instituições, não se pode inferir que as instituições vão ficar sem alunos”. Isto porque, há ainda a considerar os colocados através da terceira fase e de outras vias de acesso como os Cursos Superiores Técnicos Profissionais ou o concurso de Maiores de 23.

A estimativa da tutela permanece assim na entrada de 78.250 estudantes este ano letivo, tomando em linha de conta números da DGES e das instituições de Ensino Superior.

Compete agora a cada instituição decidir, para cada um dos seus cursos, a abertura ou não de uma terceira fase. As vagas colocadas a concurso são conhecidas a 6 de outubro no site da DGES, sendo que o prazo de candidaturas se estende entre 6 e 10 de outubro. Para os estudantes colocados na segunda fase, o período de matrícula e inscrição estende-se de 29 de setembro a 3 de outubro.

Os resultados da segunda fase das colocações foram divulgados esta terça-feira e estão disponíveis no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Podem ser também consultados através da aplicação ES Acesso, disponívels para os sistemas IOS e Android.