O JPN acompanhou um ensaio da Tuna Universitária do Porto e falou com os fundadores do primeiro festival de tunas do país. O FITU chegou aos 30 e a festa está marcada para o Coliseu, este sábado.

Foi em 1987 que António Vasconcelos e José Frias Bulhosa tiveram a ideia de criar um festival de tunas na cidade do Porto. O primeiro do país deu o tom e inspirou dezenas de eventos do género que ao longo dos anos se espalharam por todo o país, tanto no continente como nas ilhas.

O filho de António Vasconcelos é hoje o presidente do Orfeão Universitário do Porto (OUP) e é dessa união de gerações, de destinos cruzados e vividos com intensidade que se faz a história do festival e dos que anualmente o organizam.

São 29 anos de história e 30 edições que, este sábado, se vão celebrar no Coliseu do Porto, a casa de há muitos anos do Festival Internacional de Tunas Universitárias da Cidade do Porto.

Em palco vão estar, além das tunas anfitriãs – a Tuna Universitária do Porto e a Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto – seis tunas a concorrer pelo prémio principal da noite. São elas a Hinoportuna, Tuna de Engenharia da Universidade do Porto, Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico, Tuna del Distrito Universitario de Granada, Tuna da Universidade Católica Portuguesa – Porto e, ainda, a Tuna Académica da Faculdade de Direito da Universidade do Porto que ganhou um lugar no festival ao ganhar o concurso que o evento promoveu, em parceria com o Porto Canal, ao longo desta semana.