Na 30ª edição do Festival Internacional de Tunas Universitárias “Cidade do Porto”, o Coliseu voltou a encher para acolher o festival de tunas mais antigo do país.

No total, atuaram oito tunas. Além das anfitriãs – a Tuna Universitária do Porto, a Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto – estiveam a concurso a Hinoportuna, a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto, a Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico, a Tuna del Distrito Universitario de Granada, a Tuna da Universidade Católica Portuguesa – Porto e, ainda, a Tuna Académica da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

Numa noite de premiados, foi a Hinoportuna, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, quem levou para casa o “Grande Prémio XXX FITU”. A este somou o Prémio de melhor Arranjo Musical e o Prémio Tradição. A Universidade Católica do Porto ficou com dois galardões – Produção de Espetáculo e Prestação Vocal. Já a melhor Prestação Instrumental ficou para a TUIST, enquanto a melhor serenata foi para a tuna de Granada.

O Coliseu do Porto fechou as portas ao som de Filipe Pinto, numa colaboração com a Tuna da Universidade do Porto (TUP).

Artigo revisto por Filipa Silva