Para alguém que não esteja dentro do mundo da moda, talvez seja fácil assumir que a preparação de um desfile é difícil, mas a ideia é refutada por Ana Sousa: “É fácil, porque as coisas vão nascendo, nós vamos fazendo. Depois de a coleção estar pronta, nós fazemos o alinhamento”, explicou a estilista ao JPN no último dia de Portugal Fashion, no Porto.

Ana Sousa preparou o desfile de 70 coordenados ao longo de 15 dias. A coleção propriamente dita passa por um processo mais demorado. “A coleção demorou seis meses, desde nós começarmos a criar até ao momento em que apresentámos”, contou.

Ana Sousa |

Ana Sousa | Foto: Francisca Oliveira

Júlio Torcato já tinha apresentado, no dia anterior, a sua coleção a título pessoal, mas desta vez apresentou a linha masculina da marca Lion of Porches, e explicou como consegue diferenciar os dois processos: “Isto é tudo uma questão de interiorizar conceitos. Eu sempre fui habituado a isso desde que terminei o curso de Design de Moda. Na altura, comecei a trabalhar com algumas marcas diferentes e, portanto, conceitos diferentes, histórias diferentes.”

O estilista trabalhou com diversas marcas da área de jeans e este “treino” permitiu-lhe “visualizar a história de cada marca e o seu conceito”.

“Se repararem, por exemplo, no ambiente de ‘jeanswear’, Diesel é diferente de Replay e é diferente de Levi’s. São histórias diferentes para um mesmo segmento e para um mesmo tipo de público”, afirma Júlio.

A coleção pessoal de Júlio Torcato é diferente daquela que apresenta com Natércia Margarida (linha feminina) e Josefina Borges (linha criança), na Lion of Porches: “A marca Júlio Torcato é mais vanguardista e alternativa, mistura o ambiente de alfaiataria com ‘sportswear’, e a marca Lion of Porches é mais abrangente a todas as idades e ‘fácil de usar’”.

O que os inspira

Locais com sol, como Cannes, e um cruzeiro no Mediterrâneo foram motivos de inspiração para Ana Sousa. E a inspiração também passa por pensar numa “mulher menina e adulta. Portanto, a Ana Sousa trabalha para uma mulher internacional”, afirma.

A estilista diz que tem clientes “por todo o mundo”, então, quando está a idealizar uma coleção, tem de “pensar numa mulher que possa viajar pelo mundo inteiro”.

Coleção de Ana Sousa

Coleção de Ana Sousa | Foto: Francisca Oliveira

O local onde Ana Sousa apresentou a sua coleção foi pensado de acordo com a sua roupa, como nos explica: “Queríamos uma sala assim grande, com um labirinto. E com o preto, pois é uma cor de eleição minha”.

O filho de Ana, Sandro, é o braço direito da mãe e também ajudou na conceção do espetáculo. “Tentámos aproveitar a cor nobre da marca, que é o preto. E aqui, como as cores eram muito claras, a palete de cores fazia lembrar um bocadinho os macarons: o verde-água, o azul muito clarinho. Portanto, cores muito doces e ao mesmo tempo leves. Tentámos escurecer um bocadinho o ambiente, e criar um ambiente cenográfico”, refere.

Sandro refere que um dos objetivos foi procurar a combinação de cores para “ressaltar o look”. Nas modelos podia-se notar uma maquilhagem mais “natural”, só com o “lábio em tom rosa com gloss e, simultaneamente, o cabelo muito natural”.

A coleção da Lion of Porches é inspirada no “lifestyle descontraído inglês”, como nos explica Júlio Torcato. “É uma marca com muita cor, roupa muito fácil de usar, para toda a família”, afirma.

Lion of Porches

Lion os Porches | Foto: Francisca Oliveira

As afirmações do estilista português são reforçadas pelo cenário onde a marca escolhe exibir as roupas: tapete verde e bolas de ténis.

“O tema foi o ténis. Nós temos sempre um tema diferente. O ADN da marca é o casual, descontraído e desportivo, também. Não puramente de desporto. Não é uma marca de desporto”, afirma Torcato.

Júlio Torcato

Júlio Torcato | Foto: Francisca Oliveira

Os manequins da Lion of Porches apresentam um look em que se mistura peças mais formais com peças desportiva. “É um casual do dia-a-dia. Daí que fazia todo o sentido, desta vez, fazermos um tema de ténis. Tem a ver um pouco também com o torneio de Wimbledon, em Inglaterra, daí montarmos todo este cenário”, rematou Júlio Torcato.

Artigo editado por Filipa Silva