Durante nove meses a Carrinha da Cidadania pretende levar informação e promover o  debate nas comunidades locais sobre temas que fazem parte da sociedade atual. Questões relacionadas com saúde, qualidade de vida, combate às desigualdades, educação para a cidadania, sustentabilidade, inclusão, trabalho e crescimento económico vão ser discutidas.

Os profissionais vão percorrer o país numa carrinha produzida especialmente para o projeto e equipada com recursos lúdico-pedagógicos. Em cada uma das 100 cidades, que já têm participação confirmada, estão previstas palestras, seminários e atividades em parceria com as autarquias, organismos de administração pública, instituições académicas, organizações não governamentais e federações ligadas aos temas discutidos.

O projeto “Cidadania em Portugal” – apresentado esta segunda-feira no Largo da Misericórdia, em Lisboa – é uma iniciativa da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade em parceria com a ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local. Tem como objetivo estimular a reflexão sobre o combate às desigualdades, e será  parcialmente financiada pelos jogos sociais.

Segundo a secretária de Estado, Catarina Marcelino, este trabalho pretende tornar a comunidade mais ativa no âmbito da cidadania: “Precisamos que as instituições, localmente, no terreno, desenvolvam atividades que contribuam para uma sociedade mais ativa e mais consciente do seu papel de cidadania e é isso que vamos fazer”.

Até o final de 2016 a carrinha vai estar em Setúbal entre os dias 24 e 29 de outubro; Grande Porto, entre 7 e 12 de novembro; no Minho – Lima e no Ave, entre 21 e 26 de novembro; no Tâmega, de 5 a 10 de dezembro e em Alto Trás-os-Montes, entre 12 e 17 de dezembro.

“Temos seis seminários previstos por todo o país. O primeiro será em dezembro, em Setúbal, sobre a luta contra a pobreza e a exclusão social, mas depois também teremos seminários sobre multiculturalidade, sobre territórios sustentáveis ou educação para a cidadania”, disse a responsável pela pasta.

Artigo editado por Filipa Silva