A 29ª Gala dos Dragões de Ouro decorreu esta segunda-feira no Coliseu do Porto, onde foram premiados vários jogadores e dirigentes que se destacaram no último ano ao serviço do Futebol Clube do Porto. André Silva, Danilo Pereira, Luís Castro e Rui Vinhas foram alguns dos “dragonados”.

Por volta das 20h30 começaram a chegar os protagonistas. Sob o olhar atento dos fotógrafos, era possível avistar figuras ligadas não só ao FC Porto, mas também à cidade, ao desporto ou à política. Pinto da Costa, acompanhado pela filha, teve ao seu lado Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, e Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD. Pedro Proença, presidente da Liga de futebol, e Júlio Mendes, presidente do Vitória de Guimarães, foram outros dos muitos presentes.

Antes do início da cerimónia, alguns dos galardoados falaram à comunicação social, e o orgulho pela distinção era evidente. Danilo Pereira, eleito “Futebolista do Ano”, assumiu que o “prémio é um sinal de reconhecimento do clube pelo trabalho desenvolvido”, mas o  mais importante “é ajudar o Porto a conquistar títulos”.

Luís Castro sagrou-se campeão da II Liga ao serviço do FC Porto B, um feito apenas obtido pelo Real Madrid.  O título valeu-lhe o Dragão de Ouro para “Treinador do Ano”, um momento que o técnico classificou de “muito gratificante”, sem esquecer o apoio que recebeu dos seus jogadores, mas também por parte da estrutura azul e branca.

A ascenção de André Silva da equipa secundária ao plantel principal dos “dragões” foi reconhecida com o galardão “Revelação do Ano”. Titular indiscutível na formação de Nuno Espirito Santo, o jovem de 20 anos mostrou-se satisfeito com o reconhecimento, salientando o trabalho desenvolvido na equipa B. O internacional português revelou ainda a ambição em ser o melhor ponta-de-lança de sempre do futebol nacional.

A gala propriamente dita decorreu  com a atribuição dos dragões de ouro a cada premiado. Pelo meio, os discursos com destaque para o discurso motivador de André Silva, um discurso “à Porto”, de acordo com o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. Houve, ainda, espaço para dois momentos humorísticos e vários musicais: Alberto Índio, Sofia Escobar, Deolinda, Áurea, Nuno Norte e Pedro Abrunhosa pisaram o palco do Coliseu, entretendo os presentes no auditório.

A gala encerrou com um discurso do presidente do FC Porto. Pinto da Costa começou por agradecer a todos os presentes e deixou elogios aos vários galardoados.

“Parabéns a todos os vencedores, justos, do galardão que aqui receberam. Cada um à sua maneira vai viver essa satisfação. É sempre difícil escolher qual o melhor funcionário, treinador e por aí fora, porque muitos merecem o galardão”.

Antes de terminar o discurso, o presidente deixou uma mensagem de crença e de força.

“Queria que ficasse a lição que todos nos dão de que somos Porto. E somos mesmo, quem julgar que alguma vez vamos deixar de o ser vai ter muitos desgostos pela vida fora. Nós vamos continuar vivos. Somos Porto e vamos continuar a ser Porto”, destacou.

O regresso do FC Porto ao ciclismo, 31 anos depois, culminou com a conquista da Volta a Portugal por parte da W52-FC Porto – Porto Canal (Projeto do Ano), equipa em que se destacou Rui Vinhas, vencedor da prova.  No final da gala, em exclusivo ao JPN, o ciclista português deixou agradecimentos ao clube pela aposta na modalidade, revelando que não contava receber o prémio.

“Este dragão é tanto meu como deles. Não estava à espera, visto que o futebol é o desporto-rei do FC Porto, mas agradeço aos responsáveis por este momento”, frisou.

Para o futuro, Rui Vinhas espera que a W52 chegue à segunda divisão do ciclismo mundial, deixando a certeza que o clube “vai trabalhar para isso”.

Lista completa de vencedores

Atleta do Ano: Rui Vinhas (Ciclismo)
Futebolista do Ano: Danilo Pereira
Jovem Atleta do Ano: Sara Filipa Pinto (Boxe)
Treinador do Ano: Luís Castro
Atleta de Alta Competição do Ano: Brad Tinsley (Basquetebol)
Atleta Amador do Ano: Torbjörn Blomdhal (Bilhar)
Atleta Revelação do Ano: André Silva
Dirigente do Ano: Vítor Hugo
Funcionário do Ano: Jorge Sousa
Projeto do Ano: W52-FC Porto-Porto Canal
Parceiro: MEO
Casa do FC Porto Nacional: Cantanhede
Casa do FC Porto Internacional: Long Island (Estados Unidos)
Carreira: Isabel Aires
Recordação: Luís César
Sócio do Ano: Dr. Renato Barroso

 

Artigo editado por Filipa Silva