A Universidade do Porto (UP) promove, pela primeira vez, um congresso que tem como propósito pensar o futuro. O evento arranca esta quarta-feira à tarde e prolonga-se até sexta-feira.

Durante os três dias em que vai decorrer o evento, serão debatidos temas importantes no cenário académico atual. Entre os principais temas estão os desafios e a relevância da universidade no século XXI, a terceira missão das universidades – o fomento da cultura e da ciência além do conhecimento – e os pilares centrais da educação e investigação num mundo em mudança.

A abertura do Congresso U.Porto 2016 vai acontecer no auditório do Centro de Investigação Médica, na Faculdade de Medicina da UP. O primeiro palestrante será o professor da Universidade de Cambridge, Stephan Collini, que levanta a questão: “Universidade e Sociedade: um casamento infeliz?”

O evento vai contar ainda com outros oradores  de renome no meio académico, como o ex-ministro da Educação, Cultura e Ciência da Holanda, Jo Ritzen, o presidente do Conselho da Universidade de Aveiro e antigo ministro da Educação, Eduardo Marçal Grilo, além de representantes de universidades internacionais, como a Universidade de Oxford, e 23 docentes da Universidade do Porto.

Na sessão de encerramento do congresso, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, vai falar sobre os desafios e oportunidades do setor. A expectativa é que o debate venha a contribuir para o desenvolvimento de novas políticas e práticas académicas e a melhoria contínua da Universidade do Porto.

Artigo editado por Filipa Silva