São para já três os espaços responsáveis por devolver o cinema à baixa da cidade do Porto – Trindade, Passos Manuel e Teatro Municipal do Porto -, mas a Câmara Municipal não esconde a vontade de transformar este triângulo num quadrado. O outro vértice seria ocupado pelo Cinema Batalha.

A autarquia tem vindo a reunir esforços para negociar com os proprietários do edifício um modelo que permita a reabilitação do Cinema Batalha. Por um lado, este é um edifício importante para a cidade em termos urbanísticos e, por outro, pela valência que poderá ter como uma sala de cinema.

A ideia foi deixada na conferência de imprensa desta quinta-feira que serviu para apresentar o projeto do novo cinema Trindade.

Nela foi também apresentado um novo cartão, o Tripass, que resulta da colaboração tripartida entre o Cinema Trindade, Teatro Municipal e Cinema Passos Manuel do Porto.

O Tripass poderá ser adquirido a partir da última semana de novembro em qualquer um dos três espaços de exibição. Com ele será possível obter 25% de desconto em todas as sessões programadas e o primeiro bilhete é grátis. O passe vai ter um custo de 10 euros e vai incluir convites para sessões especiais e informações antecipadas.

Este cartão surge, segundo Guilherme Blanc, adjunto do pelouro da Cultura, como uma forma de fidelizar o público e criar hábitos de consumo de filmes nas salas do centro da cidade.

Para António Guimarães, responsável pelo Passos Manuel, gerir salas de cinema é algo difícil por isso protocolos como este ajudam a que se faça mais e melhor cinema na Baixa do Porto.

A Reabilitação do Cinema Trindade

A reabilitação do Cinema Trindade surge de uma colaboração com a Câmara Municipal do Porto com o objetivo de reativar e potenciar a exibição de cinema no centro da cidade. Esta iniciativa chega como resposta à tendência de encerramento deste tipo de espaços nas últimas décadas.

Na conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, destacou que este projeto é uma mais-valia para a oferta cultural e para a vida da cidade. O papel da autarquia passa por financiar as obras e o reequipamento dos espaços envolvidos.

Com o contributo do Teatro Municipal do Porto, Cinema Trindade e Passos Manuel vai ser possível fazer uma melhor gestão das diversas propostas de programação que, pela escassez de espaços, a Câmara tem vindo a rejeitar.

Duas salas, dez sessões diárias

Confrontado várias vezes com o dia da reabertura do Cinema Trindade, Américo Santos, responsável pelo futuro Cinema Trindade, mantém o tabu, por motivos de natureza técnica e de ordem programática.

Nas duas salas do Cinema Trindade vão ser exibidas dez sessões diárias, o que permite aumentar a oferta em termos de programação. O facto de existirem duas salas “permite um cruzamento, ou seja, pode apresentar-se propostas mais tradicionais em paralelo com uma programação constituída por ciclos, exibições especiais e muito mais”, acrescenta Américo Santos.

Neste momento, o Cinema Trindade está associado apenas à Nitrato Filmes, mas o objetivo é acolher programação de todas as distribuidoras. De acordo com Rui Moreira, esta é uma oportunidade de apresentar filmes que normalmente não chegam às salas de cinema do Porto.

É provável que, em 2017, festivais de cinema como o Porto/Post/Doc passem pelo Cinema Trindade.

O protocolo entre o Cinema Trindade e a Câmara Municipal do Porto tem a duração de um ano com uma perspetiva de renovação. Até aqui, o orçamento disponibilizado é de 30 mil euros, 20 mil para as duas salas da Trindade e 10 mil para o reequipamento do Passos Manuel. O principal anseio da Câmara é que este projeto ganhe notoriedade e surjam novos investidores.

Artigo editado por Filipa Silva