Nesta edição, o PortOuvido seguiu os temas do momento. Depois de escutarmos os sons do Dragão em dia de clássico, fomos serenar os ânimos no salão de chá Jóia da Coroa. Magusto é sinónimo de castanhas assadas e nós não recusamos uma boa festa tradicional. Fica ainda atento à agenda da semana.

Todos os caminhos nos levaram ao Estádio do Dragão para um emocionante FC Porto-Benfica. O clássico concentrou toda a cidade num só espaço. A atmosfera era palpável, mas os sons… Os sons nós imortalizámos. Os cânticos ecoados pelas bancadas, os momentos de suspense, os assobios de descontentamento, o apoio às equipas, as emoções dos golos. Um estádio ao rubro e muitos sons de fazer arrepiar. Queres reviver aqueles 90 minutos? O “Postal Sonoro” dá o apito inicial.

DSC_0046Gostas da elegância que caracteriza o século XVI? E se te disséssemos que a podes encontrar em todo o seu esplendor num dos edifícios da Rua das Flores? Num ambiente aconchegante, o salão de chá Jóia da Coroa recebe-nos com uma música ambiente tranquila e uma fatia de bolo pronta a servir. Mas antigamente a função do edifício era outra. Em 1909, terminaram as obras de construção e a Ourivesaria Aliança, a maior da Península Ibérica, aí se estabeleceu. Nos anos 70, o edifício ganhou uma nova função, albergando a Moura Fernandes, uma casa de roupa e tecidos. Anos de história que o “Antigamente Aqui” traz até ti.

O frio já se faz sentir, mas há uma festividade que, por tradição, não o deixa vencer. Sabes do que falamos? Do Magusto, pois claro. Sabes quem era S. Martinho? Conheces a história dos dias de sol que se fazem sentir por esta altura? As melhores castanhas são feitas em casa ou na rua? O “À Boleia” desta semana faz-se de castanhas em punho, com o tradicional salto por cima da fogueira.

jpn4-1

Se olhas para a agenda e ela continua à espera de sugestões, estás no lugar certo. Começamos pela Casa da Música e a apresentação da programação de 2017. Se és fã de magia e continuas à espera da tua carta para Hogwarts, o melhor é não esperares mais. A estreia de “Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los” acontece no dia 17 de Novembro. Está na altura de tirares a varinha mágica da manga. De magia passamos para a comédia. Com quem? António Raminhos. O humorista vai estar no Porto e conta com as tuas gargalhadas e o teu apoio numa causa nobre. Aqui vai uma sugestão para os amantes de fotografia. O fotojornalismo regressa ao Fórum da Maia para uma exposição do World Press Photo. Ainda não estás satisfeito? Ouve o “Sai de Casa” e descobre mais sugestões para combater a monotonia.