Quatro meses depois de terem atuado como cabeças de cartaz no primeiro dia do festival NOS Alive, em Lisboa, os Pixies voltam a Portugal  para apresentar o novo disco de originais, lançado a 30 de setembro.

É a terceira vez que a banda atua no Porto, depois dos concertos no Coliseu em 1991 e no festival NOS Primavera Sound em 2014. Esta segunda-feira, as portas do Coliseu abrem às 20h30.

“Head Carrier”, sucessor de “Indie Cindy”, tem uma sonoridade mais surf-rock e parece aproximar-se um pouco mais do que o seu antecessor do registo do clássico “Doolittle”, considerado um dos melhores discos da música rock alternativa. “Um Chagga Lagga” foi o primeiro single a ser lançado, seguido de “Talent”.

Mas há outro aspeto que merece a atenção dos fãs da banda. Em entrevista à BBC 6 Music, Black Francis, nome artístico do vocalista Charles Michael Kittridge Thompson IV, anunciou que o novo disco contém uma canção que é uma “carta de agradecimento” a Kim Deal, baixista da formação original dos Pixies. A ideia veio de Paz Lenchantin, a nova baixista da banda, que dá a voz a “All I Think About Now”.

Kim Deal saiu uma primeira vez dos Pixies em 1993 para focar-se no seu outro projeto, The Breeders. A banda voltou a reunir-se com Kim em 2004, mas a separação voltaria a acontecer em 2013, e a baixista já não viria a participar no regresso dos Pixies aos discos em 2014 com “Indie Cindy”.

O concerto no Porto vai ter como pano de fundo o novo álbum. Nos dois concertos que a banda já fez na recente tour europeia, dia 15 na Áustria e dia 16 na Polónia, tocaram oito músicas de “Head Carrier”, sem nunca esquecer clássicos como “Where Is My Mind?”, “Here Comes Your Man” e “Wave Of Mutilation”.

Ainda há bilhetes à venda, nos locais habituais. Os preços oscilam nesta altura entre os 26 e os 55 euros.