O FC Porto empatou a zero ante o Copenhaga esta terça-feira, adiando para a última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões o apuramento para a próxima fase. No Telia Parken, os “dragões” estiveram por cima na segunda parte, mas saem da Dinamarca com dois pontos de avanço sobre a formação de Ståle Solbakken.

Os primeiros 20 minutos foram disputados a um ritmo intenso. A equipa da casa privilegiava o jogo direto, ao passo que o FC Porto avançava no terreno com maior critério, procurando atacar pelas alas. Jesús Corona, que regressou ao “onze” inicial, esteve muito ativo pela faixa direita, por onde a formação portuguesa procurava desequilibrar.

Findo este período, reagiram os dinamarqueses, com o Copenhaga a crescer na partida, com os laterais a progredirem sem receios, mas sem criarem oportunidades de perigo.

Perto da meia-hora de jogo, Ankersen desferiu o primeiro remate da partida, mas Casillas estava atento e defendeu.

Cinco minutos volvidos, o FC Porto criou a melhor jogada do primeiro tempo. Óliver recuperou o esférico no meio-campo adversário, soltou-a com rapidez para André Silva que, descaído sobre a esquerda, rematou cruzado, mas muito ao lado da baliza de Olsen.

Antes do descanso, o Copenhaga esteve perto de inaugurar o marcador. Toutouh sentou Maxi Pereira, descobriu Johansson na área, mas o central cabeceou para fora.

Domínio azul e branco, mas sem materializar as ocasiões

No regresso dos balneários entrou melhor o FC Porto, dispondo de uma enorme oportunidade ao minuto 56. Corona trabalhou bem no corredor, cruzou para o centro da área, Maxi rematou forte na recarga, com a bola a acabar nos pés de André Silva, que não conseguiu finalizar perante duas excelentes intervenções de Olsen.

O encontro disputava-se a um ritmo elevado, com os portistas mais seguros e incisivos no seu jogo, com Corona a ser um dos elementos mais inconformados na equipa portuguesa, enquanto desequilibrava pela direita em busca de Diogo Jota e André Silva, mas com o último passe a falhar.

Pouco depois, o mexicano fletiu bem para o centro, tentou o remate colocado em arco à procura do canto esquerdo, novamente sem sucesso.

À entrada para os últimos vinte minutos o jogo aqueceu, com as duas formações a procurarem a vitória, mas com os “dragões” a controlarem as investidas do oponente, ao mesmo tempo que saíam para o ataque.

Na sequência de um pontapé de canto, Danilo obrigou Olsen a nova intervenção. O aperto do FC Porto era notório, com a equipa de Ståle Solbakken a sentir maiores dificuldades físicas, e sem capacidade para reagir.

Já com Evandro e Varela em campo para os lugares de Otávio e de Corona, o FC Porto não foi capaz de quebrar a muralha dinamarquesa, com o resultado a terminar com uma igualdade a zero.

Com oito pontos em cinco jogos, o FC Porto segue em segundo lugar do Grupo G, deixando para a última jornada, diante do Leicester City no Estádio do Dragão, uma possível qualificação para os oitavos de final. Os campeões ingleses, já apurados – venceram o Brugge em casa por 2-1 – somam 13 pontos, e o Copenhaga seis.

“Foi evidente o controlo absoluto na segunda parte”

No final da partida, Nuno Espirito Santo enalteceu o comportamento da sua equipa ao longo do jogo, destacando a maior intensidade nos segundos 45 minutos.

“Foram duas partes diferentes, na segunda tivemos um controlo total da partida, de todos os movimentos do adversário, o que nos faz acreditar que estamos no caminho certo. Sabíamos da importância do jogo, mas foi evidente o controlo absoluto na segunda parte”, declarou ainda.

Questionado sobre o embate decisivo diante do Leicester City, o técnico foi perentório: “Dependemos de nós mesmos para o próximo jogo. Temos a força do Dragão para conseguir o nosso objetivo”.

Sporting fora da Liga dos Campeões

Em Alvalade, o Sporting foi derrotado por 2-1 diante do Real Madrid, e está fora da próxima fase da liga milionária. Os “merengues” adiantaram-se no marcador por intermédio de Varane aos 29 minutos, antes de Adrien Silva restabelecer a igualdade através de uma grande penalidade ao minuto 80.

A jogar com menos uma unidade desde o minuto 64 devido à expulsão de João Pereira, os “leões” iriam permitir o golo decisivo a Karim Benzema, já perto do final da partida.

Ficha de jogo
Competição: Liga dos Campeões (4ª jornada da fase de grupos)
Estádio: Telia Parken, Copenhaga
Cartões amarelos:  Kvist (51’), André Silva (59’), Augustinsson (80’), Corona (85’), Jota (87’)

Equipa de arbitragem
Árbitro: Milorad Mažić (Sérvia)
Árbitros assistentes: Milovan Ristić e Dalibor Djurdjević

FC Porto
Onze inicial: Casillas, Maxi Pereira, Felipe, Marcano, Alex Telles; Danilo; Jesús Corona, Oliver Torres, Otávio; André Silva, Diogo Jota;
Suplentes utilizados: Evandro e Silvestre Varela
Treinador: Nuno Espirito Santo

FC Copenhaga
Onze inicial: Robin Olsen; Ankersen, Jorgensen, Johansson, Augustinsson; Falk, Delaney, Kvist, Toutouh; Pavlovic, Verbic;
Suplentes utilizados: Gregus e Kusk
Treinador: Ståle Solbakken

Artigo editado por Filipa Silva