Nuno Espírito Santo tinha prometido uma vitória, mas a equipa do FC Porto não foi além do quarto empate consecutivo – um deles valeu a eliminação na Taça de Portugal nos penáltis – no jogo que os “dragões” realizaram este sábado, no Estádio do Restelo, diante do Belenenses.

Voltou a notar-se a falta de eficácia entre os portistas, a que acresce um jogo pobre, no qual o FC Porto não conseguiu dominar o meio-campo, nem criar muitas chances de golo. O melhor aspeto continua a ser a defesa, com Felipe e Marcano a formarem uma dupla bastante competente. Fica uma certeza, uma equipa com os objetivos do FC Porto precisa de jogar mais e melhor.

Dificuldade para dominar num terreno difícil

O FC Porto foi a jogo com a mesma equipa com que defrontou o Benfica e que fez uma boa segunda parte em Copenhaga. No Belenenses, entrou Rosell para o lugar do castigado João Palhinha.

Numa primeira parte muito pobre em futebol, foram poucos os lances de perigo. A chuva e o terreno não ajudaram, mas também não servem de desculpa. A equipa do FC Porto não conseguiu impor o seu jogo nem criar grande alarme.

Mérito para a pressão efetuada pela equipa da casa que obrigava os “dragões” a jogar com bolas longas em jogadas infrutíferas. A equipa nortenha dava também muito espaço aos jogadores do Belenenses para trocarem a bola e saírem a jogar. Era preciso uma equipa mais coesa e que conseguisse ter bola no pé.

Destaque apenas para dois lances de grande perigo. Aos 13 minutos, André Sousa atirou ao poste de Casillas e aos 22′ Óliver, na cara do guarda-redes adversário, preferiu assistir um colega e perdeu-se uma situação de golo quase certo. Para além destas duas ocasiões, nota apenas para duas interceções de Casillas que permitiram negar duas jogadas de possível perigo da equipa do Restelo.

Depois, restou a polémica. Aos 38 minutos Camará cai na área portista mas o árbitro nada assinala. Mais difícil para o juiz da partida foi o minuto seguinte, com Camará a envolver-se com Felipe. O brasileiro caiu, pediu-se agressão do avançado, mas Manuel Oliveira decidiu amarelar os dois intervenientes.

A bola teima em não entrar

Na segunda parte, o FC Porto entrou melhor, a pressionar mais e a trocar melhor a bola, mas a primeira grande oportunidade surgiu apenas aos 54 minutos quando, na sequência de um canto, Marcano cabeceou para a baliza do Belenenses, mas Florent cortou em cima da linha de golo.  Há quatro jogos que a equipa de Nuno espírito Santo não marca.

Com o jogo sem muitas chances e com o zero a zero no marcador, Nuno colocou três homens para atacar e desta vez não esperou muito tempo. Entraram Depoitre, André André e Varela.

Mas só aos 69′ minutos o Porto voltou a criar perigo. Já com Depoitre em campo, o belga isolou-se a passe de Otávio, mas desequilibrou-se, falhou o remate, e desperdiçou uma das poucas oportunidades do jogo.

Aos 75 minutos, assiste-se à primeira tentativa do Belenenses no segundo tempo, com Camará a rematar à malha lateral. Aos 78, mais um cabeceamento fácil para Joel, desta vez por Depoitre. Aos 81, remate de Camará à figura de Casillas e aos 84 a melhor oportunidade do Belenenses, com Casillas a defender mais um remate de Camará.

Na fase final do encontro, o FC Porto tentou apertar o cerco e forçar o golo da vitória mas sem efeito. André Silva esteve perto aos 89 minutos mas não houve mais nenhuma ocasião.

“Esta  equipa vai levantar-se”

No final da partida, Nuno Espírito Santo mostrou-se desiludido com o resultado, realçando que “faltou o golo” à sua equipa.  Para Nuno, era a “obrigação” da equipa vencer este jogo. O técnico portista reconhece que “há muitas coisas a melhorar”, mas não deixa de acreditar que a equipa se vai “levantar”.

Maxi Pereira foi mais além e referiu mesmo que a equipa não jogou na primeira parte, mas dá o mote: “Temos que continuar a trabalhar”.

“Fizemos uma boa partida”

Do outro lado, Quim Machado mostrou-se satisfeito com a exibição da sua equipa, destacando a união da mesma. O treinador do Belenenses queria a vitória mas reconhece que “conquistar um ponto contra o FC Porto é sempre bom”. Para Quim Machado, o Belenenses fez uma boa partida, conseguindo criar várias “situações de golo”.

Para André Sousa, o melhor em campo do lado da casa, “o resultado foi injusto, pela personalidade” da sua equipa em campo. O médio afirmou que o Belenenses quer pontuar no Estádio do Dragão.

As duas equipas voltam a defrontar-se na terça-feira, na primeira jornada da terceira fase da Taça da Liga, desta vez no Estádio do Dragão.

Conjugando o empate no Restelo com as vitórias somadas por Sporting e Benfica nesta jornada, o FC Porto desce para a terceira posição, a sete pontos da liderança e pode ainda ser ultrapassado esta jornada por Vitória de Guimarães (que joga a esta hora com o Tondela) e pelo SC Braga, que recebe esta segunda-feira o Feirense.

Ficha de Jogo
Competição: Liga NOS
Cartões Amarelos: Vítor Gomes (35′), Felipe (39′), Camará (39′), Maxi (43′), Danilo (90′)

Equipa de Arbitragem
Árbitro: Manuel Oliveira

CF “Os Belenenses”
Onze inicial: Joel Pereira, João Diogo (Capitão), Domingos Duarte, Gonçalo Silva, Florent, Oriol Rosell, Vítor Gomes, André Sousa, Gerso, Sturgeon e Camará.
Suplentes utilizados: Yebda (77′), Mica Pinto (84′) e Miguel Rosa (86′)
Treinador: Quim Machado

FC Porto
Onze inicial: Casillas, Maxi, Felipe, Marcano (Capitão), Alex Telles, Danilo, Óliver, Otávio, Corona, Diogo Jota e André Silva.
Suplentes utilizados: Depoitre (60′), André André (68′) e Varela (74′)
Treinador: Nuno Espírito Santo

Artigo editado por Filipa Silva