O Sporting venceu, esta sábado, o Boavista no Estádio do Bessa, por 1-0. Bas Dost foi o marcador do golo que deu os três pontos à equipa visitante, ainda na primeira parte.

A segunda metade do jogo foi controlada pela equipa leonina que segurou a vantagem mínima que lhe daria a vitória num que não acabou livre de polémica.

As duas equipas chegaram ao encontro vindas de uma derrota e apresentaram várias alterações no onze inicial.

Gelson, o mágico

O jogo começou com um bom ambiente no Bessa. A primeira ocasião de jogo foi logo ao minuto 8, com Bas Dost a rematar ao poste após cruzamento rasteiro de Joel Campbell pela esquerda.

Até se atingir a metade da primeira parte, pouco mais se viu, apesar do ascendente do Sporting sobre a equipa do Boavista, que não criou nenhuma ocasião de perigo.

O golo surgiu ao minuto 25, após uma grade jogada individual de Gelson Martins pela direita, que depois de desviar de Tengarrinha e Carlos Santana, faz um cruzamento teleguiado para Bas Dost que marcou assim o seu sétimo golo na Liga.

O Boavista tentou esboçar uma reação ao minuto 28, com um cruzamento de Schembri que não encontrou ninguém na área.

Até ao final da primeira parte só houve a destacar uma ocasião para a equipa da cidade Invicta, ao 39º minuto, num cruzamento-remate rasteiro de Fábio Espinho que bate no poste, sobrando para Schembri que rematou para a bancada.

O Sporting controlou a equipa da casa, que acusava as ausências de jogadores como Idris, notando-se a falta de rotinas de jogo aos médios que estavam no meio-campo.

Banho-maria até aos 20 minutos finais

A segunda parte começou sem alterações nas duas equipas, mas passados dez minutos as equipas foram forçadas a fazer alterações, devido a lesões. Primeiro, no lado lisboeta, com Schelotto a ser substituído por João Pereira. No lado boavisteiro, foi Fábio Espinho que teve que sair, entrando para o seu lugar Samu Correia.

A primeira ocasião de perigo da segunda parte pertenceu ao Sporting, através de Campbell, que num cruzamento obrigou Aghayev a fazer uma defesa de recurso, socando a bola para longe da baliza que defendia.

Ao minuto 60, nova troca na equipa de Jorge Jesus, entrando Bryan Ruiz para o lugar de Joel Campbell. Ao minuto 69, substituição no Boavista, entrando Anderson Carvalho para o lugar de Anderson Correia.

A primeira metade da segunda parte foi jogada num ritmo baixo, com a equipa de Alvalade a controlar o adversário.

O quarto final da partida foi mais animado. Ao minuto 72, grande ocasião de perigo para os visitantes, com Bruno César, à entrada da área, rematar à barra, assistido por Gelson Martins.

Os casos do jogo surgiram seguidos. Primeiro, ao minuto 80, Schembri fica a pedir penálti a favor do Boavista por alegada falta de Coates, após lance dividido com o central uruguaio, que corta de cabeça um cruzamento de Renato Santos pela direita.

Dois minutos depois surge o segundo caso do jogo, num livre batido na esquerda por Renato Santos, com Rui Patrício a agarrar a bola em cima da linha de golo. Os “axadrezados” reclamaram golo, mas o árbitro mandou seguir.

Logo no minuto seguinte, expulsão de Rúben Semedo, do Sporting, por acumulação de amarelos, após cometer falta sobre Schembri. Logo depois da expulsão, o treinador do Sporting viu-se forçado a esgotar as substituições, fazendo entrar Paulo Oliveira para o lugar de Bruno César.

Nota ainda para nova expulsão, ao minuto 87, desta feita de um dos treinadores-adjuntos de Miguel Leal.

Com os três pontos ganhos no Estádio do Bessa, o Sporting subiu ao segundo lugar, com 24 pontos, ultrapassando o FC Porto, que empatou com o Belenenses a zero num jogo disputado logo depois do encontro do Bessa. A equipa de Alvalade continua a cinco pontos do Benfica, que venceu o Moreirense já este domingo.

Injustiça contrasta com satisfação

Na zona das entrevistas rápidas, Jorge Jesus, treinador do Sporting, para além de achar o resultado justo, preferiu destacar o realismo com que a equipa encarou o jogo, em contraste com outros jogos, na Liga dos Campeões.

O treinador aproveitou ainda para reclamar sobre a arbitragem de Fábio Veríssimo e sobre o segundo cartão amarelo de Rúben Semedo, dizendo que este foi dado devido à pressão dos jogadores do Boavista.

Miguel Leal começou por dizer que, na segunda parte, o Boavista jogou mais à imagem do que é pretendido. O treinador dos axadrezados manifestou ainda a insatisfação com o resultado, reclamando a existência de um golo mal anulado, referindo-se ao lance de Rui Patrício.

Ficha de Jogo
Competição: Liga NOS (11ª Jornada)
Estádio: Estádio do Bessa Séc.XXI
Golos: Bas Dost (25’)
Cartões amarelos: Bruno César (29’), Carlos Santos (31’), Fábio Espinho (32’), Bas Dost (43’), Schembri (54’), Rúben Semedo (55’ e 83’), Bryan Ruiz (91’)
 Cartões vermelhos: Rúben Semedo (83’)

Equipa de arbitragem
Árbitro: Fábio Veríssimo

Boavista FC
Onze inicial: Kamran Agayev; Edu Machado, Philipe Sampaio, Carlos Santana, Talocha; Carraça, Bernardo Tengarrinha, Anderson Correia, Renato Santos, Fábio Espinho; André Schembri;
Suplentes utilizados: Emin Makhmudov, Anderson Carvalho e Herrera
Treinador: Miguel Leal

Sporting CP
Onze inicial: Rui Patrício; Marvin Zeegelaar, Rúben Semedo, Sebastián Coates, Ezequiel Schelotto; Bruno César, William Carvalho, Adrien Silva, Gelson Martins; Joel Campbell, Bas Dost;
Suplentes utlizados: João Pereira, Bryan Ruiz e Paulo Oliveira
Treinador: Jorge Jesus

Artigo editado por Filipa Silva