Cumprindo um ciclo que tem sido habitual desde 2011, também Daniel Freitas vai deixar a presidência da Federação Académica do Porto ao fim de dois mandatos de um ano.

O normal, olhando à história da estrutura, seria que a Assembleia Geral Eleitoral desta quarta-feira decidisse quem vai ser o seu sucessor. Só que desta vez o mais provável é que se eleja uma sucessora, já que há apenas uma lista e esta é liderada, pela primeira vez na história da FAP, por uma mulher: Ana Luísa Pereira.

Estudante do Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde na Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto – que já deu um presidente à FAP, Rúben Alves, em 2013 e 2014 -, a jovem de 24 anos, já licenciada em Neurofisiologia pela mesma escola, foi – ainda é – a tesoureira de Daniel Freitas na FAP.

Continuidade e consolidação

Por falar em saúde e em contas, Ana Luísa Pereira garante, aliás, que a FAP está “muito saudável” desse ponto de vista. Na lista que esta quarta leva a votos há várias caras repetidas em relação à equipa atual da federação, mas há também elementos novos num esforço de aliar “experiência e renovação”.

Ao JPN, a estudante concede que o caminho é de continuidade e consolidação: “Aquilo a que nos propomos para 2017 é sobretudo honrar tudo o que a federação foi e é. Nesse sentido, queremos construir sobre estes alicerces. Mas também queremos ir mais longe”, declarou.

Ana Luísa Pereira quer reforçar o apoio às associações de estudantes, aos grupos académicos e aos estudantes individualmente. Dá para isso o exemplo de um programa lançado este ano com esse objetivo, o “Somos Academia”, ao qual quer dar continuidade.

A candidata aponta ainda duas prioridades: “Criar condições para que possamos complementar a formação dos estudantes com competências que chamamos de transversais, que não são trabalhadas nos ciclos de estudos, as chamadas soft skills”; e ainda “criar momentum” em termos de política educativa.

“Queremos construir, em conjunto com as associações de estudantes, um plano de estratégia e ação política que possa maximizar os resultados da atividade política da FAP, marcando a agenda”, explica.

Primeira mulher? “É um percurso natural”

Em termos nacionais, Ana Luísa Pereira estipula como objetivo “acabar com a ideia de que estudar não vale a pena”. É aliás sob esse ponto de vista que gostava de ver o seu trabalho analisado quando visto do futuro: “gostava mesmo de poder contribuir para mudar essa opinião pública e valorizar o Ensino Superior”, diz ao JPN.

Quanto ao facto de ser a primeira mulher a poder assumir a presidência da FAP, vê-o como uma “não questão”. “Penso que é um percurso natural. Cada vez mais, há mulheres a assumirem a presidência de associações de estudantes, sobretudo na academia do Porto, e portanto também chegou o dia de uma mulher presidir à federação”, conclui.

A estudante defende ainda ser “bastante transparente” a forma como a FAP vem investindo o dinheiro que consegue na organização de algumas atividades, de que é exemplo maior a Queima das Fitas.

“As atividades que a FAP faz, para além daquelas que geram receita, são bastante visíveis e significativas. Temos um exemplo claro disso que é o Pólo Zero, um espaço que está disponível para os estudantes de forma gratuita”, refere aludindo ao espaço que, ao fim de 13 anos, a federação abriu ao público, em outubro último.

“O Polo Zero é um bom exemplo de onde a FAP investe o seu dinheiro” mas há outros, de caráter regular: “Por exemplo, o Desporto é uma fatia muito grande do orçamento da FAP, com receita zero. Todos os estudantes podem praticar desporto nos campeonatos académicos do Porto sem pagar taxa de inscrição, exames médicos ou instalações desportivas. A FAP assegura. Tem sido bastante transparente a forma como a FAP devolve esse dinheiro aos estudantes”, remata a estudante.

A Assembleia Geral Eleitoral da FAP está marcada para as 14h30 desta quarta-feira. Nela, podem votar as 27 associações de estudantes representadas pela Federação. Os nomes que integram a lista que vai a votos para a Direção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal, podem ser consultadas no site da FAP.

A tomada de posse está agendada para a próxima segunda-feira, 5 de dezembro, no Ateneu Comercial do Porto.