Ana Luísa Pereira foi eleita, na quarta-feira, presidente da Federação Académica do Porto. É a 19ª da lista de responsáveis máximos da estrutura, a primeira mulher no cargo.

Na Assembleia Geral Eleitoral reunida durante a tarde de quarta-feira, e na qual podiam votar as 27 associações-membro da federação, 23 marcaram presença. Para a direção, a lista de Ana Luísa Pereira recebeu 20 votos favoráveis, um branco e dois nulos.

A Lista A, única na corrida, recebeu essa mesma votação para a Mesa da Assembleia Geral. Já para o Conselho Fiscal, a lista recebeu 21 votos a favor, zero brancos e dois nulos.

Ana Luísa Pereira foi tesoureira da Direção de Daniel Freitas, que vai deixar a presidência ao cabo de dois mandatos.

Em entrevista concedida ao JPN, antes da eleição, a jovem de 24 anos traçou algumas prioridades, nomeadamente o reforço do apoio às associações de estudantes e aos grupos culturais da academia e a aposta no aumento da oferta no campo da formação em competências transversais, entre outros aspetos.

A tomada de posse da estudante de mestrado da ESTeSP vai decorrer na segunda-feira, dia 5, a partir das 18h00, no Ateneu Comercial do Porto.

Estão confirmadas as presenças do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, da presidente da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República, Edite Estrela, da vice-presidente da Câmara do Porto, Guilhermina Rêgo.

Da academia do Porto vão estar o reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, a presidente do Instituto Politécnico do Porto, Rosário Gambôa e ainda, pelo Centro Regional do Porto da Universidade Católica, António Rangel.