A Comic Con Portugal é o maior evento de cultura pop em Portugal. Abrangendo todos os universos, desde cinema, a séries de tv, banda desenhada, videojogos, cosplay, anime e manga, a edição deste ano aumentou a sua calendarização em mais um dia. Vai decorer entre esta quinta-feira e domingo, na Exponor.

O evento recebe todos os anos artistas nacionais e internacionais das diferentes vertentes. Com o objetivo de partilha de experiência e de pontos de vista, realizam-se variadas sessões com estes convidados distribuídos em vários painéis. Para além da possibilidade de ter um autógrafo do seu artista preferido, o público tem também acesso a estreias mundiais exclusivas, exposições, workshops, exibições e todo um universo de cultura pop por explorar.

Katie Leung é uma das convidadas no painel de Harry Potter.

Katie Leung é uma das convidadas no painel de Harry Potter. Foto: Público

1 – Recordar Harry Potter (sábado e domingo)

Quase a celebrar 20 anos de existência, o universo de Harry Potter promete ser bem representado este ano na Comic Con. Com a presença de dois atores da saga no painel de convidados (Katie Leung, como “Cho Chang”, e Jason Isaacs, como “Lucius Malfoy”) e espaços inteiramente dedicados a este mundo de fantasia, a Comic Con promete fazer jus ao gigante fenómeno mundial através da realização de muitas surpresas.

2 – À procura de Pokémons (sexta-feira e sábado)

Depois do ressurgimento dos Pokémons este verão, a Comic Con reforça o seu painel de convidados com Junichi Masuda e Shigeru Ohmori: o produtor e o diretor de jogos desta marca, respetivamente. Numa altura nostálgica, em que se recordam os videojogos que acompanham gerações, o público poderá ouvir os convidados, assistir a entrevistas, além, claro, de poder contactar com o mais variado merchandising da marca, disponível em vários expositores.

3 – Heróis e mais heróis (todos os dias)

Confuso sobre qual o autor a quem pedir um autógrafo? Compreendemos. Este ano os convidados da temática da banda desenhada e literatura vão ser muitos. Da panóplia daqueles que vão estar presentes, pode-se contar com a presença dos colaboradores de Superman, Daredevil, X-Men, Wolverine, The Flash, Batman, Hellboy, Catwoman, Avangers, Lucky Luke, Sleepy Hollow, e muitos mais.

Sábado existirá um concurso de Cosplay.

4 – Concurso de Cosplay (sábado)

Mais uma edição, mais um concurso de Cosplay. Este ano intitulado “Heróis do Cosplay”, o concurso apela à representação de personagens inspiradas em filmes, videojogos, TV, banda desenhada, manga, anime, de uma forma original, sem limite para a imaginação dos participantes. Para encarnar a personagem, não é preciso participar no concurso. O Cosplay faz parte do evento e andar de fato vestido é possível durante todos os dias do evento.

5 – Espaço Spotlight

Este espaço está destinado a  acolher exposições de obras e trabalhos relacionados com a temática da Comic Con Portugal feitos pelos participantes. A ideia é dar uma oportunidade a todos aqueles que se inscreverem de mostrarem os seus talentos nas mais variadas áreas. Tanto espetadores como os participantes têm acesso gratuito, sendo apenas necessário ter o bilhete para a convenção.

6 – Painéis de convidados de TV e cinema (consultar horários próprios)

Os vários convidados vão discutir diferentes temas, divulgar novidades e esclarecer questões colocadas pelo público. Nesta edição, a Comic Con vai contar com Cobie Smulders (“Avengers”, “How I Met Your Mother”); Sean Teale (“Incorporated”); Lennie James ( “The Walking Dead”, “Jericho”), Jason Isaacs e Katie Leung (“Harry Potter”), Rila Fukushima (“Arrow”) e muitos mais.

7 – Antestreias exclusivas (consultar horários próprios)

Sean Teale não vem apenas como convidado. A antestreia nacional da série na qual é protagonista vai acontecer na Comic Con. “Incorporated”, produzida por Matt Damon e Ben Affleck, vai ser apresentada ao público português na sexta-feira, às 12h00, no Auditório A.

Mas as estreias não acabam aqui. “Midnight Texas” (quinta-feira), “Aftermath” (sexta-feira) e “Childhood Ends” (sábado) têm também o seu tempo em tela durante a Comic Con.

8 – Final do torneio da liga portuguesa de League of Legends (sexta-feira e domingo)

Em parceria com a ASUS, a liga portuguesa de “League of Legends” marca a Comic Con com a desforra pela qual muitos andam a ansiar. Numa primeira fase, vai decorrer um jogo de exibição entre os mais carismáticos jogadores nacionais. Na segunda, o vencedor só poderá ser um.

Nestes dias, é também possível ainda “jogar com(o) os prós”, numa iniciativa que junta os melhores jogadores que participam no torneio com grupos de seis elementos do público.

As exposições fazem parte da convenção anual.

As exposições fazem parte da convenção anual. Foto: Tatiana Carvalho

9 – Exposições

Numa área de exposição que conta com mais de 7 mil metros inteiramente dedicados aos expositores, todos os produtos de franchising e merchandising que anda à procura é possível que ali os possa encontrar. Desde artigos colecionáveis, “action figures”, livros, edições limitadas e produtos exclusivos, tudo será possível de encontrar.

10 – Uma casa portuguesa (consultar horários próprios)

Este ano, a Comic Con Portugal aposta também no que é nacional. Desde painéis dedicados a filmes e séries portuguesas como “A Mãe é que Sabe”, “The Players” e “Refrigerantes e Canções de Amor”, conta também com a presença de personalidades da esfera portuguesa. Nuno Markl, Rui Azevedo e Filipe Vargas são alguns dos nomes que vão marcar presença na convenção.

E ainda há mais. João Paulo Rodrigues e Pedro Alves apresentam em exclusivo o seu novo projeto, “Curral de Moinas 2017”.

A Comic Con começa já esta quinta-feira e abre as suas portas ao público às 10h00, encerrando às 21h00 (com excepção de domingo, quando encerra às 20h00).

Artigo editado por Filipa Silva