Hogwarts é onde os “Potterheads” quiserem e, no passado domingo, a Comic Con Portugal transformou-se na escola de magia e feitiçaria mais conhecida do mundo. Por todo o lado, os visitantes da convenção exibiam com orgulho as cores das quatro equipas que compõem Hogwarts: Gryffindor, Hufflepuff, Slytherin e Ravenclaw.

Com os acessórios da saga a desaparecerem das bancadas dos expositores logo na sexta, os “Potterheads” mostraram a união que a história inspira.

Capas pretas pelos ares, varinhas mágicas em punho, cachecóis azuis, amarelos, vermelhos e verdes nos pescoços, todo um ambiente de magia recriado. O objetivo era receber Jason Issacs e Katie Leung, os atores que interpretam Lucius Malfoy e Cho Chang, personagens criadas na história escrita por J. K. Rowling.

Jason Isaacs e Katie Leung foram os convidados para o painel "Remember Harry Potter"

Jason Isaacs e Katie Leung foram as cabeças de cartaz do painel “Remember Harry Potter” da Comic Con deste ano. Foto: Miguel Ângelo Afonso

Em boa parte, nenhum dos autores conhecia a história do feiticeiro mais famoso do mundo antes de integrar o projeto.

Jason Isaacs, o primeiro dos convidados a fazer a sua aparição nos filmes (em “Harry Potter e a Câmara dos Segredos”), confessou que, na altura, não teve curiosidade em ler os livros por se tratar de uma história para crianças. Contudo, depois de encarnar o “hediondo” pai de Draco Malfoy, o ator confessou ter-se rendido à magia dos livros: “Abri a página do primeiro livro e três dias depois já tinha lido todos os volumes. Até me esqueci de comer e de escovar os dentes”, brincou.

Katie Leung confessou que também só leu os livros quando foi convidada a integrar o elenco para o filme “Harry Potter e o Cálice de Fogo”. Com 16 anos na altura e 29 agora, a atriz escocesa diz não se considerar uma fã da saga. “Pensando no número de fãs que já conheci e na quantidade de coisas que eles sabem da história, não sei se posso considerar-me uma”.

Draco é o herói e Cedric o escolhido

Jason Isaacs defendeu que o papel de Lucius Malfoy foi explicar no filme “como é que o Draco se tornou tão má pessoa. Só poderia ser por ter um pai cruel e insensível” e acrescenta que Draco é o verdadeiro herói da história. “O Harry já estava destinado a fazer grandes coisas, mas o Draco colocou a história e os valores da sua família para trás das costas”.

“O Tom Felton [ator que interpreta Draco Malfoy] é brilhante”, acrescentou o ator. “Numa das minha primeiras cenas gravadas e que não está nos filmes, o Lucius batia-lhe com uma vara, só que quando o fiz bati-lhe com demasiada força e ele ficou marcado. O coitado manteu a personagem até ao final e quando eu lhe pedi desculpas, ele apenas chorava e dizia ‘é bom para o filme, é bom para o filme'”.

Katie Leung, questionada por uma fã, revelou que Cho Chang teria escolhido Cedric Digory (Robert Pattinson) em alternativa a Harry Potter (Daniel Radcfliff). “O Harry era o centro das atenções, estava sempre metido em sarilhos! A Cho não iria conseguir aguentar com tudo isso…”

“Oh, então és ‘team Edward’?”, brincou Jason Isaacs com a colega, referindo-se a um outro papel interpretado por Robert Pattinson num outro filme. “Ele beija bem?”, continuou o ator britânico num painel que se mostrou bastante bem-disposto.

Chapéu selecionador equivocado

Questionados pelo JPN acerca das possíveis semelhanças entre atores e personagens, Jason Isaacs, em tom de brincadeira, respondeu: “Estás a perguntar à pessoa errada, terás de perguntar à minha mulher.”

Katie Leung, por sua vez, diz que sempre deu bastante de si à personagem que encarnou. “Eu acho que há sempre certos elementos similares entre ambos: quando eu estava a dar vida à Cho, eu só a podia interpretar com a minha própria experiência”.

Contudo, o chapéu selecionador deste elenco equivocou-se um pouco. “Eu fiz o teste no ‘pottermore’ e sou Gryffindor”, referiu Katie Leung que interpreta uma personagem Ravenclaw. “Ainda assim, eu acho que sou uma Ravenclaw mais do que uma Gryffindor, apesar de ser algo muito ‘cool’ e que toda a gente quer”.

Jason Isaacs, no entanto, não precisa de um chapéu que lhe diga para que mesa se dirigir. “Eu não fiz o teste do ‘pottermore’, porque acho que nenhum algoritmo deverá determinar a que casa pertenço. Eu sei que sou totalmente Slytherin”.

Uma história também da Invicta

Se esta foi a estreia de Jason Isaacs e Katie Leung em terras lusitanas, a criadora do universo Harry Potter, J. K. Rowlling, deverá conhecer ainda alguns dos sítios da cidade do Porto. Professora de inglês no início dos anos 90 na Invicta, Joanne deixou por cá alguns alunos que este ano marcaram presença na Comic Con.

“Ontem enviei um ‘tweet‘ à J. K. a dizer-lhe que estive com alguns ex-alunos dela, e ela respondeu dizendo que tem saudades deles. Acho realmente que ela merece todo o carinho que lhe dão”, afirmou Jason Isaacs.

Os dois atores confessaram ainda que não tinham visitado a Livraria Lello, que inspirou J.K. Rowling para a criação da biblioteca e escadaria Hogwarts. “Quando lá passei havia uma filma enorme”, justificou-se Katie Leung que demonstrou, juntamente com o colega, grande vontade de o fazer antes de deixar o Porto.

O painel “Remember Harry Potter” encerrou quatro dias da Comic Con Portugal com bastante humor e com muita magia.

Artigo editado por Filipa Silva