As obras na Rua Sá da Bandeira, junto ao Bolhão, obrigaram a organização da Corrida de São Silvestre do Porto a mudar este ano o percurso da prova.

A diferença está na primeira parte da corrida que se desloca para oeste: em vez de subirem ao Marquês por Sá da Bandeira e Santa Catarina, os participantes vão contornar a estação de São Bento, subir a Avenida Dom Afonso Henriques e prosseguir por Saraiva Carvalho, General Sousa Dias, Duque de Loulé até à Avenida Rodrigues de Freitas. Aí viram para a Rua D. João IV e seguem pela Rua da Alegria até à Constituição, por onde vão alcançar o Marquês.

Jorge Teixeira, diretor da Runporto, não se queixa da alteração: “Há males que podem vir por bem”, comenta.

“Descoberto que foi este percurso, se resultar bem, se calhar vai ficar para sempre, na medida em que todo o miolo da cidade no passado ficava preso enquanto decorria a São Silvestre – os parques de estacionamento dos centros comerciais, etc. Agora as pessoas já podem sair em direção a Sá da Bandeira, Gonçalo Cristóvão, Faria Guimarães e saem para a Via de Cintura Interna”, explicou ao JPN.

Percurso da corrida |

Percurso da corrida | Imagem: Runporto

A data também teve de sofrer alterações. A São Silvestre realiza-se tradicionalmente no último domingo do ano, mas em 2016 o último domingo é dia de Natal. A organização antecipou por isso o dia da corrida para o dia 18, não às 18h00, como é habitual, mas às 20h00. “Como 18 de dezembro é o último domingo antes de Natal, de compras, pensamos que atrasar duas horas o início da São Silvestre iria prejudicar menos os comerciantes”, justificou Jorge Teixeira.

A São Silvestre é a mais antiga prova da Runporto. Cumpre este ano 23 edições. Jorge Teixeira considera-a “a menina” dos seus olhos: “Foi aqui que eu nasci como organizador. Recordo que há 23 anos a São Silvestre tinha 391 participantes e hoje é aquilo que se conhece. Sim, para nós é um evento especial, o fecho do ano, uma corrida que hoje é mais uma festa do que uma corrida, que nos orgulha bastante”.

Condicionamentos temporários de trânsito no dia 18 de dezembro a partir das 19 horas, nos seguintes arruamentos

Praça da Liberdade, arruamento sul; Praça Almeida Garrett; Avenida de D. Afonso Henriques; Rua de Saraiva de Carvalho; Rua do General Sousa Dias; Rua do Duque de Loulé; Avenida de Rodrigues de Freitas, no troço compreendido entre a Rua do Duque de Loulé e a Rua de D. João IV; Rua de D. João IV; Rua da Alegria, no troço compreendido entre a Rua de D. João IV e a Rua da Constituição; Rua da Constituição, no troço compreendido entre a Rua da Alegria e a Rua de Antero de Quental; Rua de Damião de Góis, no troço compreendido entre a Rua de Antero de Quental e a Rua de S. Brás; Rua de S. Brás no troço compreendido entre a Rua de Damião de Góis e a Travessa de Antero de Quental; Rua de Camões; Rua Heróis e Mártires de Angola; Praça da Trindade; Rua Clube dos Fenianos; Rua Gonçalo Cristóvão, no troço compreendido entre a Rua de Camões e a Praça da República; Praça da República, arruamentos nascente e norte; Rua da Boavista; Avenida da Boavista, no troço compreendido entre a Rua da Boavista e a Praça de Mouzinho de Albuquerque; Rua Ricardo Severo; Largo da Paz; Praça de Pedro Nunes Largo do Priorado; Rua de Aníbal Cunha; Rua da Boa Hora; Rua da Maternidade; Rua de Adolfo Casais Monteiro; Rua de D. Manuel II; Túnel dos Almadas.

Constrangimentos de trânsito e estacionamento

De acordo com a Câmara Municipal do Porto, a organização da São Silvestre vai obrigar à proibição de estacionamento, no domingo, na Praça General Humberto Delgado. O trânsito vai ser interdito das 9h00 de domingo à 01h00 de segunda-feira (exceto cargas e descargas e entradas em garagens) na Praça Humberto Delgado, na Avenida dos Aliados e na Praça da Liberdade (exceto o arruamento sul que vai permanecer aberto).

Também no domingo, a partir das 16h00 não há circulação automóvel nas ruas Elísio de Melo e Dr. Magalhães Lemos.

Estes condicionamentos (ver também caixa) não serão nem permanentes nem obrigatórios, ocorrendo caso e quando a polícia entender que são necessários, segundo a CMP.

Paulo Guerra e José Azevedo entre participantes

A Avenida dos Aliados é o ponto de partida e de chegada dos participantes nas duas provas: a corrida de 10 quilómetros e a caminhada de cinco.

Na lista de participantes está o antigo campeão europeu de crosse, Paulo Guerra e ainda José Azevedo. O antigo ciclista, atual diretor desportivo da Katusha, vai correr pelas ruas do Porto.

Com o dorsal nº1, a defender o título de 2015, vai sair Rui Teixeira – que pôs um ponto final à série de seis vitórias consecutivas de Rui Pedro Silva. No quadro feminino, não está a vencedora do ano passado, Sara Moreira, mas estão Karolina Nadolska, Daniela Cunha do Sporting e Filomena Costa (ACD Jardins da Serra), entre outras.