“O Dia Mais Curto”, festa que celebra o cinema no seu formato curto, está à porta. A ideia, nascida em França em 2012 e inspirada no dia mais curto do ano, rapidamente alcançou uma dimensão internacional sendo, atualmente, celebrada em dezenas de países. Portugal não é exceção.

Este ano, para além da cidade do Porto, também outras localidades no distrito, como Leça da Palmeira, Maia, Matosinhos, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia, e outras cidades portuguesas, vão receber uma seleção de curtas-metragens, nacionais e internacionais, para adultos e crianças, nos mais variados locais de projeção.

Curta no metro

Para além das habituais salas de cinema, algumas das sessões terão lugar em espaços inesperados. Nos ecrãs de algumas carruagens e estações do Metro do Porto, a título de exemplo, será exibido, durante todo o dia 21 de dezembro, a curta-metragem “Nossa Senhora da Apresentação” de Abi Feijó, Alice Guimarães, Daniela Duarte e Laura Gonçalves.

Na internet, desde o dia 14 que a Agência da Curta Metragem disponibiliza cinco filmes portugueses, galardoados internacionalmente, para visualização gratuita online: “Abraço do Vento” de José Miguel Ribeiro, “Rapace” de João Nicolau, “Amélia & Duarte” de Alice Guimarães e Mónica Santos, “Vicky and Sam” de Nuno Rocha e “A Olhar Para Cima” de João Figueiras.

Cineclube com programação especial

Adicionalmente, no dia 21 e 22 de dezembro, o Cineclube do Porto, à semelhança da Cinemateca Portuguesa, receberá sessões especiais do evento, apresentando programas que destacam a produção nacional.

Para além das sessões próprias, os programadores associam-se a esta iniciativa com quatro programas propostos pela Agência da Curta Metragem para toda a família: a sessão “Europa em Curtas”, “Panorama Nacional, “Curtinhas em Dezembro” e “Papel de Natal e Outras Histórias”

Se a “Europa em Curtas” apresenta um conjunto de filmes europeus recentes que se destacaram nos principais festivais internacionais de cinema, o programa “Panorama Nacional” revela o melhor da produção portuguesa através das obras de jovens autores.

Por outro lado, “Curtinhas em Dezembro” inclui um conjunto de pequenas histórias repletas de aventura, mas também de reflexões sobre a solidão e o caminho certo a seguir, enquanto “Papel de Natal e Outras Histórias” celebra o espírito natalício através de pequenos contos para os mais novos sem esquecer a vertente pedagógica.

O programa completo pode ser consultado aqui.