A exposição “Cristiano Ronaldo: Caricatura e Imprensa Mundial” é inaugurada este sábado, pelas 16h00, no Museu Nacional de Imprensa, no Porto, numa cerimónia que vai contar com a presença do secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo. A mostra fica patente até 28 de fevereiro.

Ao todo, vão ser expostas mais de 150 peças, entre caricaturas e capas de jornais que têm o jogador do Real Madrid e da seleção nacional como protagonista.

Campeão europeu por Portugal em França, vencedor da Bola de Ouro de 2016 atribuído pela “France Football” e forte candidato ao título de melhor jogador do ano pela FIFA, entregue na próxima segunda-feira, o madeirense é assim homenageado pelo MNI.

A caricatura é o prato forte da mostra. Em “Cristiano Ronaldo no Humor Mundial”, os visitantes vão poder observar mais de 50 desenhos originais sobre o atleta, entre os quais estão vencedores, menções honrosas, finalistas e os desenhos selecionados pelo Júri internacional do PortoCartoon-World Festival, no âmbito do Prémio Especial de Caricatura.

Fazem parte do lote de cartunistas os brasileiros Renato Aroeira, Dacosta e Paulo Caruso. Entre os portugueses estão trabalhos de André Carrilho, Batel, Santiagu e Vasco Gargalo.

O grande destaque vai para o trabalho vencedor do cartunista polaco Krzysztof Grondziel, bem como para o Segundo Prémio, atribuído ao português António Santos (Santiagu) e para o Terceiro Prémio, do conceituado artista brasileiro Renato Aroeira.

O nome de Cristiano Ronaldo para Prémio Especial de Caricatura seguiu-se a outras escolhas que contemplaram grandes figuras das artes, da literatura e da política, como Ernest Hemingway, Mandela, Manoel de Oliveira, Chaplin, José Saramago e Siza Vieira. Esta secção de caricatura começou em 2013 e decorre todos os anos, no quadro do PortoCartoon, e no próximo ano vai homenagear Picasso e António Guterres.

Quanto às capas dos jornais, há cerca de uma centena publicações envolvidas. Entre elas a “Marca” – que também atribuiu a Ronaldo o prémio de melhor jogador de 2016 -, o “El Mundo”, “El País” e “La Razón”, de Espanha; “Corriere della Sera” e “La Gazeta dello Sport” de Itália; “France Football”, “Libération”, “Aujourd’hui en France” e “L’Equipe”; “Der Spiegel”, “Socrates: Das Denkende Sportmagazin” e “Bild” da Alemanha e “The Daily Telegraph” do Reino Unido.

Na lista de jornais nacionais encontram-se capas do “Público”, “Diário de Notícias”, “Jornal de Notícias”, “Record”, “O Jogo”, “A Bola”, entre outras.

A mostra vai ainda estender-se ao Metro do Porto – com dezenas de caricaturas a serem exibidas na rede interna de televisão da empresa de transportes – e, a partir de terça-feira, 10 de janeiro, haverá ainda uma extensão da mostra de caricaturas no Instituto Universitário da Maia – ISMAI, baseada nos trabalhos do Prémio Especial de Caricatura do PortoCartoon World-Festival.

“Depois de inaugurar uma exposição que retrata o impacto do novo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, na Imprensa Mundial, no passado dia 28 de dezembro, o Museu Nacional da Imprensa vai prestar assim homenagem a outra grande figura do ano de 2016”, destaca o MNI.